
A Região Sul do Espírito Santo recebeu alertas para risco de temporais válidos para o final de semana. Enxurrada invade igreja no interior de Castelo, Sul do ES
Uma forte chuva atingiu várias cidades na Região Sul do Espírito Santo entre a noite desta sexta-feira (4) e a madrugada de sábado (5). Vídeos mostram a enxurrada invadindo uma igreja, várias ruas e praças ficaram debaixo d’água. Não há registro de pessoas feridas.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Entre as cidades atingidas, estão Castelo, Muniz Freire, Mimoso do Sul, Guaçuí, Alegre e Irupi. A maior acumulado das últimas 24 horas, segundo a Defesa Civil estadual, foi em Muniz Freire, com 106,6 mm. Em seguida, aparecem São José do Calçado (54 mm), Iúna (41,4 mm), Rio Novo do Sul (40,6 mm) e Ibitirama (31,4 mm).
Outros acumulados de chuva na região foram: Irupi (30,2 mm), Conceição do Castelo(27,2 mm), Alegre (25,42 mm), Muqui (13,6 mm), Guaçuí (11,2 mm) e Cachoeiro de Itapemirim (8,45 mm).
Ruas alagadas e praças embaixo d’água após chuva forte no Sul do ES
Um alerta para tempestade e ventos fortes chegou a ser emitido pela Defesa Civil estadual orientando para os riscos de chuva no final de semana. Inicialmente, a previsão era de o acumulado chegar a 300 mm.
Castelo
Na cidade, a chuva começou por volta de 20h no distrito de Estrela do Norte. No local foi registrado o maior volume de chuva, mas a prefeitura não divulgou o acumulado.
Ainda de acordo com a assessoria da prefeitura, a chuva caiu com “volume extraordinário, mas localizado, visto que não atingiu o centro da cidade”.
Uma equipe da Defesa Civil municipal foi enviada para o local. O gabinete de crise formado pelo prefeito e secretários estão reunidos acompanhando de perto a situação.
Igreja em Santa Clara, interior de Castelo, com muita pedra e sujeira após enxurrada no ES
No interior da cidade, na comunidade de Santa Clara, a igreja foi tomada pela água. Na manhã deste sábado, moradores encontraram muita sujeira, areia, barro e até pedras dentro do local. Eles estão fazendo um mutirão de limpeza.
Alegre
Em Alegre, o distrito de Anutiba foi um dos mais atingidos pela forte chuva. Na região, a praça principal ficou embaixo d’água. Nas imagens é possível ver a água quase invadindo algumas lojas. Até uma lixeira ficou boiando pelas ruas.
Chuva deixa praça em Anutiba, Alegre, no Sul do Espírito Santo, embaixo d’água
Reprodução
Mimoso do Sul
Houve uma chuva forte por volta de 1h da madrugada. Foi rápida, durou cerca de dez minutos. Pela manhã chovia fraco na cidade. Lembrando que há exatamente um ano, uma forte tempestade deixou 18 mortos no município e um rastro de destruição.
Segundo a Defesa Civil, foi registrado uma pancada de chuva em torno de 20 mm na localidade de Palmeiras (que fica a 13km da sede). Um córrego subiu cerca de 30 cm, o que não é fora do comum, segundo as equipes.
Nenhum dano foi registrado, assim como não houve acionamento das equipes. Segundo a prefeitura, a Defesa Civil está de plantão para atender os moradores.
Guaçuí
Segundo a Defesa Civil municipal, choveu à noite, mas de forma moderada e sem ventos.
O órgão não registrou acionamentos. Uma equipe fez patrulhamento às margens do rio. Todas as equipes da prefeitura estão de plantão.
Irupi
Na cidade, a chuva começou de madrugada, por volta das 3h. Mas a Defesa Civil da cidade ainda não registrou nenhuma ocorrência. A preocupação da prefeitura são as pessoas que moram nas encostas com risco geológico.
Chuva forte invade igreja, alaga ruas e deixa praças embaixo d’água no Sul do Espírito Santo
Reprodução
Alerta de tempestade
O Espírito Santo recebeu um alerta para grande risco de temporais para algumas cidades válido para este final de semana. A chuva chegaria junto com a primeira frente fria do outono. Os avisos foram emitidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) e a Defesa Civil Estadual.
Previsão de até 300 milímetros de chuva durante fim de semana em Mimoso do Sul, no Sul do Espírito Santo
Divulgação/Meteologix
Algumas cidades do Sul capixaba, como Mimoso do Sul, podem receber um grande acumulado de chuva, com volume superior a 300 milímetros, segundo mapa divulgado pelo Instituto de Meteorologia.
Segundo a Defesa Civil estadual, a previsão é de pancadas de chuva periódicas, de intensidade forte a excepcional, e possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento de intensidade moderada a forte.
No mapa divulgado pelo órgão, é possível ver que o acumulado de chuva para os próximos sete dias deve superar 100 milímetros na área verde mais escuro do mapa, especialmente no Sul do estado. E o volume de chuva esperado para a Região Metropolitana chega a 80 milímetros.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo