Homem é preso suspeito de envolvimento em morte de policial federal durante operação na Bahia


Crime aconteceu em setembro de 2023, no bairro de Valéria, em Salvador. Suspeito foi localizado em Camaçari, na região metropolitana. Lucas Caribé Monteiro de Almeida, de 42 anos, policial federal que foi morto durante operação em Salvador
Reprodução/Redes Sociais
Um homem foi preso, na quinta-feira (3), em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, suspeito de envolvimento na morte do policial federal, Lucas Caribé Monteiro de Almeida, de 42 anos. O crime aconteceu em setembro de 2023.
De acordo com a Polícia Civil, o suspeito, que não teve a identidade revelada, foi localizado no bairro Nova Vitória. Ele é suspeito de integrar um grupo criminoso com atuação em Salvador.
O suspeito realizou os exames legais e foi encaminhado para a Polinter, onde permanece à disposição da Justiça. A morte do PF ocorreu durante a Operação Fauda, deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), no bairro de Valéria.
A operação, que terminou com a morte de Lucas Caribé e de mais quatro homens investigados por cometer crimes, aconteceu no dia 15 de setembro de 2023.
Baiano, 42 anos e há 10 na Polícia Federal: quem era o agente morto durante operação em Salvador
Ação policial termina com cinco mortos no subúrbio de Salvador
Confrontos com policiais mataram 50 pessoas na Bahia em 18 dias
Operação no bairro de Valéria, em Salvador, aconteceu em setembro de 2023
Divulgação/SSP-BA
As investigações revelaram que a ordem para invasão do bairro de Valéria que resultou no confronto também partiu de uma liderança da facção que está presa há mais de um ano. Também foi constatado durante as investigações, que o ataque aos policiais teve participação de mais de 50 criminosos fortemente armados.
A Polícia Federal informou que os investigados responderão pelos crimes de homicídio qualificado e organização criminosa. As penas somadas podem chegar a 38 anos de reclusão.
A ação policial foi denominada de “Operação Temporal” porque o bairro de Valéria teve a origem a partir do desmatamento de três fazendas existentes na área onde hoje está o bairro.
Bairro onde aconteceu operação é disputado por facções por ser próximo a saídas de Salvador
As fazendas pertenciam as famílias tradicionais: Schindller, Temporal e Omaque, dando origem a loteamentos e invasões. O primeiro loteamento oficial do bairro foi o do Temporal.
Policial federal e suspeitos morrem durante operação em Salvador
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.