Saneamento básico avança na zona Leste com implantação de redes de esgoto no bairro Jorge Teixeira


As obras iniciaram em março e devem contemplar mais de 100 vias, incluindo ruas e becos do bairro. OBRA DE ESGOTO JORGE TEIXEIRA
Divulgação
Equipes da Águas de Manaus estão no bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste da capital, com obras de implantação de redes de esgoto. A primeira etapa do serviço será entregue neste ano, com 43,5 mil metros de redes coletoras, que atenderão mais de 30 mil moradores. O trabalho faz parte do programa Trata Bem Manaus, responsável pela expansão do esgotamento sanitário na cidade. A ampliação do serviço no bairro significa melhorias na qualidade de vida das pessoas e a recuperação do meio ambiente da região.
Todo o esgoto coletado no bairro Jorge Teixeira será transportado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Prourbis, onde passará pelo tratamento adequado antes de ser devolvido à natureza. A unidade já recebe o esgoto coletado nas áreas do bairro que estão conectadas ao sistema.
“Temos o projeto de aumentar a cobertura de esgoto na zona Leste e a ETE Prourbis já está preparada para receber esse aumento de volume de esgoto. O Jorge Teixeira é um dos bairros que mais cresceu nos últimos anos, e levar saneamento para essa população é garantir mais saúde, valorização das residências e contribuir para a recuperação dos igarapés”, ressalta o gerente de Engenharia da concessionária, Wendel Sousa.
OBRA DE ESGOTO JORGE TEIXEIRA
Divulgação
Os serviços no Jorge Teixeira ocorrem nos turnos diurnos e noturnos, levando em consideração a circulação de veículos e pedestres. Ao todo, mais de 100 vias integram a primeira etapa. Após a conclusão das instalações, os moradores serão comunicados de que já estão aptos a se conectar ao sistema. O cronograma da concessionária é divulgado periodicamente nos canais oficiais da companhia.
“Antes de começarmos as obras, realizamos reuniões com as lideranças comunitárias para entender melhor o cotidiano de cada bairro onde atuamos. Dessa forma, traçamos um cronograma que gere o mínimo de impacto para os moradores. Durante a obra, as equipes seguem nas ruas para tirar qualquer dúvida que os moradores venham a ter. Informamos sobre o que é o serviço de esgoto, como se conectar ao sistema e quais são os benefícios que chegam junto com o serviço. Quando ampliamos o esgotamento sanitário, contribuímos para a recuperação desses corpos hídricos. São benefícios para toda vida”, reforça o gerente.
Meio ambiente
Além ser um dos maiores bairros da cidade, o Jorge Teixeira também se destaca por ter em sua área uma das nascentes do Igarapé do Mindu – considerado o mais expressivo curso d’água da cidade. O igarapé possui uma extensão de aproximadamente sete quilômetros.
A bacia hidrográfica do Igarapé do Mindu contempla aproximadamente 30% da população da capital amazonense, passando por bairros como Cidade de Deus, Jorge Teixeira, Mutirão, Parque 10 de Novembro, Nossa Senhora das Graças, entre outros. Sua foz está localizada nos igarapés dos Franceses e da Cachoeira Grande. O igarapé deságua no Igarapé do São Raimundo, que chega até o Rio Negro.
OBRA DE ESGOTO JORGE TEIXEIRA
Divulgação
“Quando começamos a cuidar desses igarapés por meio do saneamento básico, cuidamos também da vida das pessoas, da fauna e da flora. Nosso desafio é implantar a estrutura na cidade; no entanto, para que possamos usufruir de todos esses benefícios, é necessária a participação dos moradores por meio da adesão ao sistema”, destaca Wendel Sousa.
Trata Bem Manaus
Lançado em 2024, o programa tem como objetivo universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto na cidade de Manaus. Para isso, estão sendo construídos mais de 2,7 milhões de metros de rede coletora de esgoto, além de cerca de 70 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).

Saneamento básico avança na zona Leste com implantação de redes de esgoto no bairro Jorge Teixeira


OBRA DE ESGOTO JORGE TEIXEIRA
Divulgação

Adicionar aos favoritos o Link permanente.