

Prestígio, estabilidade e impacto na vida das pessoas fazem do curso um dos mais desejados do Brasil – Foto: Divulgação/Universidade do Contestado
Há anos, tradicionalmente, o curso de Medicina ocupa o 1º lugar no ranking de carreiras mais desejadas no Brasil, atraindo milhares de candidatos a cada processo seletivo. A combinação de prestígio social, estabilidade financeira e a possibilidade de impactar diretamente a vida das pessoas faz com que a área médica seja vista como um sonho por muitos estudantes.
Além disso, o curso oferece uma formação ampla, que permite ao futuro médico atuar em diversas áreas da saúde, desde a prevenção até o tratamento de doenças, passando por pesquisa e gestão.
Outro fator que contribui para o grande desejo pelo curso de Medicina é o cenário do mercado de trabalho, que apresenta uma demanda constante por profissionais qualificados, especialmente em regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos.
Apesar da exigente rotina acadêmica, muitos enxergam na Medicina uma carreira promissora, com boas oportunidades e possibilidade de remuneração elevada. Mais do que um curso, a carreira na área da Medicina é vista por muitos como uma missão de vida, o que torna sua escolha ainda mais significativa.
A importância de escolher a universidade certa para cursar Medicina

Com 165 vagas abertas, a UNC está com inscrições disponíveis para o curso de Medicina – Foto: Divulgação/Universidade do Contestado
Escolher a universidade certa para cursar Medicina é uma decisão fundamental, pois impacta diretamente a qualidade da formação, as oportunidades de estágio, o acesso a hospitais-escola e o reconhecimento do diploma no mercado de trabalho.
Universidades bem avaliadas e com tradição na área médica oferecem uma estrutura mais completa, laboratórios modernos, corpo docente qualificado e parcerias com hospitais de referência, o que faz toda a diferença na preparação prática e teórica do futuro médico.
Com 55 anos, dois colégios universitários, 50 cursos de graduação, 90 de pós-graduação, quatro mestrados, dois doutorados e duas rádios educativas, a UNC (Universidade do Contestado) vem desempenhando seu compromisso com a região em que está inserida.
Referência em Medicina no sul do Brasil, a Universidade está com as inscrições abertas para as 165 vagas distribuídas entre três campi: Concórdia, Mafra e Porto União, a UNC abriu o Processo Seletivo para ingresso no Curso de Medicina.
Os interessados podem escolher a melhor forma de admissão entre prova, nota do Enem, Mérito Acadêmico segunda graduação na área da Saúde ou Mérito Acadêmico segunda graduação, conforme disponibilidade de vagas. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 14 de abril no site da instituição: unc.br.
O curso tem mensalidade de R$9.925,75 na primeira fase, a partir da segunda mensalidade. O acadêmico também tem a possibilidade de concorrer ao Programa Crédito por Mérito Acadêmico, um programa institucional que visa reconhecer estudantes com notável desempenho acadêmico e impulsionar a realização de pesquisas, ações de extensão e iniciativas de inovação na comunidade, com subsídios de até R$ 3 mil na mensalidade.
“A Universidade do Contestado tem um compromisso com o desenvolvimento regional. Através do Curso de Medicina, ofertado com o que há de mais tecnológico na área e corpo docente altamente qualificado, estamos contribuindo com a mudança positiva dos indicadores de saúde e possibilitando ainda mais acesso deste setor para a população. Se você tem esse sonho, de fazer a diferença na vida das pessoas e ingressar em uma área renomada e rentável, venha fazer Medicina UNC. Hoje já nos consolidamos líderes no mercado em toda a região Sul e te aguardamos para transformar seu sonho e profissão!”, afirmou o Reitor e Presidente da Fundação Universidade do Contestado, Prof. Dr. Luciano Bendlin.
Universidade com infraestrutura de excelência
O curso de Medicina foi implantado na UNC em 2017. Em 2023, ao fim do ciclo de seis anos da graduação, a Universidade recebeu a comissão avaliadora in loco para o reconhecimento do curso, que obteve o conceito ‘muito bom’.
Nas dimensões avaliadas, a dimensão 1, referente à Organização-Didático-Pedagógica, se destacou e obteve o conceito ‘excelente’ em todos os indicadores, assim como na Dimensão 3 – Infraestrutura, todos os indicadores obtiveram o conceito máximo.
Ao longo dessa trajetória já são 14 turmas de Medicina UNC, sendo quatro turmas já formadas e mais de 120 profissionais que estão atuando e contribuindo com a saúde regional.
Aos alunos são disponibilizados: biblioteca especializada, mais de 200 ambientes de inovação e aprendizagem, sendo mais de 70 só na área da saúde, ambulatório de Medicina, com 450m² de infraestrutura e atendimento à comunidade, centro de ensino e pesquisa integrado.
Os acadêmicos também podem contar com corpo docente especializado, formado em 57% por mestres e doutores. Todos os ambientes possuem tecnologia de última geração, com a utilização de cadáveres sintéticos utilizados para que os acadêmicos possam treinar procedimentos cirúrgicos e oferecer uma representação realista da anatomia humana, permitindo a prática de técnicas semelhantes às que encontrarão em situações reais.
Além disso, também possui a ‘Tela 3D’ tecnologia de visualização tridimensional para permitir que os alunos estudem e interajam com modelos anatômicos digitais.
Outra importante tecnologia disponibilizada aos acadêmicos é o simulador Harvey, um avançado simulador médico utilizado principalmente para treinamento em cardiologia e medicina cardiovascular. Todos eles, presentes na UNC, são utilizados em cursos de referência nacional e internacional.
Consolidado o curso de Medicina, reforça a visão declarada da UNC em ser excelência em ensino, pesquisa e extensão, com expertise na área da saúde, com vários cursos, e o curso de Medicina presente em três, de seus seis campi. A instituição também mantém convênios com unidades de saúde oportunizando a prática da profissão em internatos e estágios.
Nota máxima

A UNC recebeu nota máxima no recredenciamento e segue formando profissionais com qualidade e inovação – Foto: Divulgação/Universidade do Contestado
A Universidade do Contestado também tem qualidade e referência chanceladas através da nota máxima em avaliação de recredenciamento, autorizado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/SC), pelo prazo máximo já concedido, nos próximos dez anos.
Uma instituição de ensino superior nota máxima é excelência nas dimensões de Planejamento e Avaliação Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão, Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura Física, traduzidas em: ensino, pesquisa, extensão, infraestrutura, tecnologia, inovação, sustentabilidade financeira e gestão de pessoas.
Com a missão de construir e difundir conhecimento, ao longo de sua história a UNC já formou mais de 37.000 profissionais comprometidos com o desenvolvimento de uma sociedade mais humanizada e sustentável.
No ano em que completa 55 anos, a Universidade do Contestado reafirma o seu principal compromisso com a formação de qualidade aos seus acadêmicos e com o desenvolvimento dos municípios em que está inserida, através do ensino, da pesquisa e extensão.
Faça parte da universidade nota máxima e realize seu sonho de cursar Medicina, inscreva-se já em unc.br.