
Energia elétrica estava registrada como desligada desde 2018, mas a mineradora apresentava sinais de funcionamento. No local, o consumo de energia foi comprovado por meio de uma ligação direta no padrão. Consumo de energia foi encontrado por meio de uma ligação direta no padrão
Divulgação
O gerente de uma mineradora foi levado à delegacia por furto de energia elétrica, após desligar a energia da empresa por sete anos em Nossa Senhora do Livramento, a 42 km de Cuiabá. A ação aconteceu na segunda-feira (31), durante a Operação Energia Limpa, pela concessionária Energisa e a Secretária de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
De acordo com a concessionária, a energia elétrica estava registrada como desligada desde 2018, mas a mineradora apresentava sinais de funcionamento. No local, foram encontrados um bebedouro com água gelada, uma geladeira com o freezer cheio de gelo e o consumo de energia foi encontrado por meio de uma ligação direta no padrão.
⚖️O furto de energia é considerado crime nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro.
Na mesma operação, um funcionário foi detido em uma pedreira em Poxoréu, a 259 km de Cuiabá, pelo mesmo crime. Os responsáveis pelas unidades consumidoras envolvidas podem responder criminalmente e ter penas de um a cinco anos de prisão.
De acordo com a Energisa, 19 pessoas foram detidas por furto ou fraude de energia elétrica em Mato Grosso nos primeiros três meses de 2025.
Analista de combate à perdas Maria Luísa Santos fala sobre Operação
LEIA MAIS:
Tarifa de energia será reajustada em MT; confira a data e novos valores
Governo de MT lança licitação para construção de orlas em 2 municípios com investimento de R$ 24,6 milhões
Veja mais notícias da região no g1 Mato Grosso