
Aconteceu, nesta terça-feira (1º), a primeira audiência de instrução do cirurgião plástico, Marcelo Evandro dos Santos, responsável por causar lesões corporais gravíssimas em uma paciente, após a realização da chamada cirurgia ‘x-tudo’. A denúncia do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) é baseada no caso da neuropsicopedagoga Letícia Mello, que perdeu os seios e teve deformações irreversíveis em partes do corpo.

Cirurgião plástico, acusado de lesar pacientes em cirurgia ‘x-‘tudo’ se apresentava como especialista nas redes sociais – Foto: Redação ND
Na ocasião, foram apresentadas as provas da acusação e da defesa, bem como as testemunhas de ambas as partes. Os primeiros depoimentos foram colhidos e o processo do caso da cirurgia ‘x-tudo’ deve ter continuidade na próxima semana, quando os demais envolvidos serão ouvidos pela Justiça.
Quando ocorre a nova audiência?
A segunda audiência de instrução está marcada para terça-feira (8), data em que o juiz ouvirá as testemunhas faltantes. Os advogados de acusação e de defesa do médico arrolaram oito testemunhas cada. “Foi uma tarde longa e cansativa, porém muito produtiva”, definiu a vítima, Letícia Mello, ao ND Mais, sobre a primeira audiência do processo da cirurgia ‘x-tudo’.

Réu, Marcelo Evandro dos Santos, chegando ao Fórum de Florianópolis para audiência de instrução – Foto: Reprodução/ND
Caso todas as testemunhas não sejam ouvidas nas datas agendadas, uma nova sessão pode ser marcada. Além da oitiva de testemunhas, são realizados debates para esclarecer os fatos e subsidiar a decisão final do juiz. Após a fase de instrução, o magistrado tem 30 dias, prorrogáveis por mais 30, para proferir a sentença do caso.
A reportagem do ND Mais entrou em contato com os advogados, Gustavo Holz e Deyse Regina Ambrozini, que constam no processo como responsáveis pela defesa de Marcelo, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto.
Paciente perdeu seios durante cirurgia ‘x-tudo’ em Florianópolis
A neuropsicopedagoga, Letícia Mello, procurou o cirurgião plástico, Marcelo Evandro dos Santos, para realizar a troca das próteses de silicone e receber mais informações sobre uma “lipo lad” (procedimento para sucção de gordura em determinadas partes do corpo com mais precisão). O profissional ofereceu outros procedimentos à paciente.
Letícia ficou 10 horas na mesa de cirurgia e passou por 12 intervenções. Os procedimentos resultaram na perdas dos seios e mamilos, 20 dias com ferida abertas e cicatrizes em diferentes partes do corpo. Letícia pesava 66 quilos e, durante a cirurgia, foram retirados 7 quilos — mais de 10% do peso da paciente e que extrapola o permitido pelo Conselho Federal de Medicina.

Letícia passou 20 dias com cirurgias abertas após ser submetida a 12 cirurgias plásticas de uma só vez – Foto: Letícia Mello/Arquivo Pessoal/ND
Conforme o inquérito policial, remetido ao Ministério Público de Santa Catarina, o médico foi indiciado por “lesão corporal de natureza gravíssima”, por mutilar e deformar paciente de maneira irreversível, no que ele chamava de cirurgia ‘x-tudo’.