
O deputado estadual Ivan Naatz (PL) protocolou uma proposta de emenda à Constituição de Santa Catarina para alterar o hino estadual. No dia 18 de fevereiro, o relator Fabiano da Luz (PT) pediu vista ao projeto, que será novamente debatido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta terça-feira (1º).

População poderá ser ouvida para uma eventual mudança do hino de SC – Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Divulgação/ND
Proposta para mudança do hino de SC divide opiniões
Para Fabiano da Luz, antes de qualquer mudança, é essencial ouvir pesquisadores, historiadores e a população. “Como relator, acredito que a proposta não tenha tanta urgência. Temos problemas e demandas mais prioritárias a serem votadas”, afirmou.
A proposta divide opiniões. Antônio Cunha, presidente da Associação Catarinense de Letras e Artes, considera que o hino é um patrimônio imaterial do estado e não deve ser alterado por ser considerado difícil ou antigo.
Já Alzemi Machado, vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura, alerta que mudar símbolos como bandeira e hino pode apagar a identidade do povo catarinense.

Deputado Ivan Naatz (PL) acredita que hino de SC deve ser alterado – Foto: Rodolfo Espínola / Agência AL/ Reprodução/ ND
Por outro lado, o autor da proposta, Ivan Naatz, sugere um concurso público para escolher uma nova letra e melodia. “O hino atual não representa nosso estado. Precisamos de algo com que o catarinense se identifique e tenha orgulho de cantar”, defende o deputado.
Nós queremos saber a sua opinião! Participe da enquete abaixo.
Nota: Há uma pesquisa incorporado dentro deste post, por favor visite o site para participar na enquete deste post.