China realiza manobras militares ao redor de Taiwan como ‘aviso’ a separatistas


Exército chinês comunicou que o exercício foi uma ação conjunta com a Marinha e Força de Foguetes. China tem pressionado Taiwan a não tentar um movimento de independência. Helicóptero de guerra chinês durante exercícios militares perto de Taiwan, em 9 de agosto de 2022
Forças Armadas da China/Via Reuters
A China anunciou que conduziu manobras militares ao redor de Taiwan na manhã desta terça-feira (1º), pelo horário local — noite desta segunda (31), no horário de Brasília. Segundo os militares chineses, os exercícios serviram como forma de “aviso” aos separatistas.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O exercício foi uma ação conjunta com a Marinha e a Força de Foguetes. Nos últimos anos, a China tem feito uma série de manobras na região para pressionar a ilha a evitar um movimento de independência.
“O foco está em exercícios como patrulhas de prontidão para combate no mar e no ar, obtenção de controle abrangente, ataques contra alvos marítimos e terrestres e imposição de bloqueios em áreas e rotas-chave”, anunciaram os militares.
O Exército também publicou um pôster acompanhando os exercícios, intitulado “Fechando o Cerco”. A imagem mostra navios de guerra e caças chineses cercando Taiwan.
Além disso, em um comunicado, o Exército da China chamou o presidente de Taiwan, Lai Ching-Te, de “parasita”. Ele também foi representado em uma animação como um inseto segurado por hashis sob a ilha em chamas.
“O parasita envenena a ilha de Taiwan. O parasita esvazia a ilha. O parasita busca a destruição final”, diz a animação.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.