
Instituição comemora seis décadas de história com contribuições pioneiras à educação, pesquisa e desenvolvimento do setor tecnológico no Brasil e no mundo. Inatel celebra 60 anos de inovação e transformação tecnológica
O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí (MG) completa 60 anos de história nesta segunda-feira (31) e como parte das comemorações irá inaugurar, na terça (1º), o laboratório do projeto xGMobile, dedicado ao desenvolvimento de Redes 5G e 6G.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Em 2023, o Inatel foi reconhecido como o Centro de Competência EMBRAPII Inatel em Redes 5G e 6G – xGMobile. O projeto é pioneiro nessas tecnologias no Brasil e tem um investimento previsto de R$ 72 milhões nos próximos anos.
Reconhecido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), o xGMobile combina a formação de especialistas com a criação de soluções voltadas para o 5G e pesquisas para o futuro 6G.
Inatel é um dos responsáveis pela tecnologias de 5G no Brasil
Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel)
Os projetos abrangem uma variedade de temas, apresentando soluções tecnológicas para suportar aplicações voltadas para vários setores, como agronegócio, cidades inteligentes, indústria 4.0, mineração, saúde e logística.
Por meio do projeto, serão oferecidos workshops, cursos de curta duração em várias trilhas e uma pós-graduação em Redes de Comunicações Móveis 5G, além de estabelecer parcerias estratégicas com empresas, startups e outras instituições de ciência e tecnologia, nacionais e internacionais, resultando em lançamentos inovadores.
No xGMobile, as organizações que participam da Associação Tecnológica têm acesso à documentação técnica e aos resultados de pesquisas, podem licenciar propriedade intelectual e receber consultoria, treinamento e capacitação de colaboradores.
Inatel – referência em formação e pesquisa tecnológica
Inatel: Instituto Nacional de Telecomunicações
Reprodução/EPTV
Fundado em 1965, o Inatel foi a primeira Instituição de ensino superior de engenharia de telecomunicações do país. O objetivo do instituto era suprir a carência de profissionais qualificados para atender ao relevante crescimento do setor no país e se tornou um dos mais prestigiados centros em inovação, formação acadêmica e contribuições ao desenvolvimento do setor tecnológico do país.
O Instituto abriga centros de pesquisa que lideram projetos de ponta em colaboração com empresas e organizações, contribuindo diretamente para o avanço da ciência e da indústria tecnológica brasileira.
A instituição tem liderado avanços em áreas como redes de telecomunicações, incluindo o desenvolvimento do 6G, Internet das Coisas (IoT) e tecnologias para cidades inteligentes e a indústria 4.0.
Com um modelo acadêmico que alia teoria e prática, o Inatel é pioneiro na capacitação de engenheiros especializados em telecomunicações, eletrônica, computação e outras áreas tecnológicas e tem um índice de 88% – um dos mais altos do país – de empregabilidade de seus alunos.
O instituto também oferece suporte para que alunos e ex-alunos desenvolvam seus próprios negócios, criando soluções inovadoras e contribuindo para o ecossistema tecnológico.
Celebrações dos 60 anos
Entre as atividades comemorativas de seu aniversário, o Inatel irá fazer uma exposição das tecnologias desenvolvidas nestas seis décadas e o lançamento de uma cápsula do tempo, que reunirá as memórias do passado e presente, projetando no futuro o legado da Instituição para as próximas gerações.
As celebrações se estendem ao longo do ano, com uma série de eventos. Em abril, estão previstos o Culto Ecumênico e a Festa da Família, reunindo colaboradores e familiares e Encontro Nacional de Ex-Alunos. Em setembro, há a Comenda Inatel, quando são prestigiadas as personalidades que se destacaram na área da tecnologia.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas