
As trilhas do Parque Nacional da Serra do Itajaí, que fica localizado nos municípios de Apiúna, Blumenau, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos, devem receber uma revitalização.
O município de Indaial, que aparece na lista, assinou um acordo com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) para o andamento do projeto “Trilhando a Economia Verde em Indaial: Caminhos para a Restauração e Conservação da Biodiversidade”.

Trilhas no Parque Nacional da Serra do Itajaí serão revitalizadas – Foto: Divulgação/Portal Municipal de Turismo de Guabiruba/ND
Aproximadamente 27 quilômetros de trilha ecológica em Indaial, incluindo Encano, do Quati e Warnow, devem passar pela revitalização no parque.
O projeto vai acontecer em duas fases. Na primeira, dados de restauração serão reunidos, além do mapeamento de possíveis propriedades rurais e áreas atrativas para o turismo. Na segunda fase, será implementada sinalização atualizada nas trilhas.
A iniciativa faz parte da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade, que destacou a posição geográfica de Indaial e vegetação para o turismo ecológico, que tem 43% do território dentro do parque.
Sobre o Parque Nacional da Serra do Itajaí
O Parque Nacional da Serra do Itajaí é uma unidade de conservação da natureza de proteção integral do bioma Mata Atlântica. Foi criado em 2004 para preservar esse bioma e dos ecossistemas.
Assim, possibilita a realização de pesquisa científica e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
Vale lembrar também que o Parque Nacional da Serra do Itajaí protege animais ameaçados de extinção, como o gavião-pombo-pequeno, o papagaio-de-peito-roxo e o gato-maracajá.