
Trocar os lençóis regularmente é essencial para manter uma boa higiene e prevenir problemas de saúde. Embora algumas pessoas optem por lavá-los a cada duas semanas ou até mesmo uma vez por mês, especialistas recomendam que essa tarefa seja feita com mais frequência.

Trocar os lençóis com frequência pode te manter longe de problemas – Foto: Freepik/Divulgação/ND
Segundo o especialista em microbiologia da Universidade do Arizona, localizada nos Estados Unidos, Charles O ideal, o ideal é trocar os lençóis semanalmente.

A principal causa para a troca frequente de lençóis ocorre devido que durante o sono – Foto: Freepik/Divulgação/ND
A principal causa para trocar os lençóis ocorre devido que durante o sono, o corpo libera células mortas da pele, suor e outros fluidos, criando um ambiente favorável para a proliferação de ácaros e bactérias.
Esses microrganismos podem causar alergias, problemas respiratórios e infecções de pele. Trocar os lençóis semanalmente ajuda na redução significativa da quantidade de ácaros e alérgenos, melhorando a qualidade do sono e a saúde geral.
Qual a frequência correta para trocar os lençóis?
Em algumas situações, é necessário que a troca de lençóis seja mais frequente. O maior exemplo ocorre em casos do indivíduo estar doente, pois é aconselhável trocar a cada dois dias para evitar a reinfecção.

Pessoas que estão doentes, com alergias e até aquelas que dividem a cama com animais e crianças devem praticar essa tarefa com maior frequência – Foto: Freepik/Divulgação/ND
Enquanto isso, quem tem animais de estimação que dormem na cama, crianças pequenas ou costuma comer na cama também deve aumentar a frequência de lavagem.
Para pessoas com alergias, o recomendado é trocar os lençóis a cada três ou quatro dias para minimizar a exposição a alérgenos.
Saiba que tais cuidados podem fazer uma grande diferença no bem-estar e na qualidade do seu descanso.