
Medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Paris e uma das maiores atletas do surfe mundial, Tatiana Weston-Webb comunicou nesta quinta-feira (27) a decisão de fazer uma pausa no circuito mundial deste ano para focar em sua saúde emocional.

Surfista Tati Weston-Webb levou a prata nos Jogos Olímpicos de Paris – Foto: William Lucas/ COB/ Divulgação/ ND
A surfista, que tem o sonho de morar em SC, disse ter identificado, em acompanhamento com a sua psicóloga, sinais indicativos de um desgaste emocional e físico que poderiam progredir para um diagnóstico de burnout. Com isso, Tati decidiu priorizar seu bem-estar e dar um passo importante em direção ao equilíbrio pessoal e profissional.
“Não tem sido um momento fácil para mim. Tenho imensa gratidão por tudo o que alcancei no surf até aqui e pelo apoio que sempre recebi dos meus patrocinadores, equipe e torcida. Cada conquista foi fruto de um trabalho intenso e coletivo. Nos últimos tempos, percebi que precisava olhar com mais atenção para minha saúde emocional.
Como atleta, sempre fui apaixonada pelo que faço, mas também sei que cuidar do meu bem-estar é essencial para honrar minha paixão e continuar competindo em alto nível no futuro, e ser uma inspiração para que mais meninas possam viver do esporte, e o desgaste emocional e físico nos últimos tempos foram sinais claros de que era hora de pausar e me reconectar comigo mesma’’, afirmou Tati.
Saúde da medalhista
A decisão da surfista medalhista olímpica, que há mais de 10 anos vem competindo no Circuito Mundial ininterruptamente, sem perder nenhum evento, passando por dois ciclos olímpicos e uma final de mundial em 2024, reflete como a saúde emocional é essencial tanto para a vida pessoal quanto para desempenhar um surf de alta performance.
“Falar sobre saúde mental no esporte é um tema que acredito ser importante para todos nós. Quero ser honesta com todos que me acompanham e torcem por mim ao reconhecer que mostrar vulnerabilidade não nos torna menos fortes, pelo contrário, nos torna mais humanos e conectados, e também nos possibilita alcançar nosso melhor potencial dentro e fora das competições. A pausa não é um fim, mas um recomeço. Sei que, com o apoio de todos, voltarei ao mar mais forte, mais consciente e mais apaixonada do que nunca’’, reforça a atleta.
Na nota enviada pela assessoria, Tati continuará trabalhando com sua equipe multidisciplinar para focar em sua recuperação e equilíbrio, além de ter um tempo para estar com a família e o marido, vivendo momentos importantes para sua recuperação total.
A medalhista olímpica também pretende dedicar um tempo para inspirar outras pessoas a cuidarem de si mesmas, reforçando que é possível enfrentar os desafios com humanidade e responsabilidade.