Tradicional Clube 12 reabre em Florianópolis como Centro Multiuso da Pessoa Idosa

Nos auge dos seus 86 anos, 87 no próximo sábado (29), a manezinha Urilda Coutinho Soares, está com a expectativa lá em cima para a reabertura do Clube 12 de Agosto, no Centro, agora como Cemupi (Centro Multiuso da Pessoa Idosa), que vai centralizar vários serviços voltados à população com mais de 60 anos.

Clube 12 de Agosto reabre no sábado (29) – Foto: Germano Rorato/ND

Para marcar a reabertura, a prefeitura vai promover dois grandes bailes, o primeiro nesta quarta-feira (26) – e com adesão tão grande que haverá outro amanhã. Dona Urilda, fundadora da Kibelândia, no Centro, agora sob a gestão da filha Cristina, está confirmada no baile de amanhã, com outros familiares. Será uma oportunidade de ouro para ela reviver os velhos tempos e as muitas festas no Clube 12.

Após a reabertura, uma série de serviços funcionarão no local, executadas por diferentes secretarias do município, como Assistência Social, Saúde, Educação, Esporte, Cultura e Lazer. Tudo isso para atender mais e melhor a população idosa da Capital, atualmente estimada em 100 mil pessoas, praticamente 17% do total da cidade.

Conforme pesquisa do IDL, em 2023, Florianópolis é a quarta melhor cidade para envelhecer. Para manter as portas abertas durante a semana e receber o público em grande estilo, o Clube 12 foi totalmente revitalizado, faltando finalizar obras em cinco salas de projetos.

Dona Urilda viu cada detalhe e se encantou com as mudanças. O 12 está impecável, com um amplo salão para bailes, outro grande salão para oficinas de dança, por exemplo, além de área de jogos e biblioteca. “Essas escadas me trazem muitas lembranças, muitos namoradinhos, vários carnavais”, disse Urilda antes de soltar uma gargalhada.

Dona Urilda era frequentadora do Clube 12 de Agosto – Foto: Germano Rorato/ND

Depois de casada, os bailes de paquera deram vez aos bailes infantis, com as filhas. “A gente fazia as fantasias para elas desfilarem e participarem dos concursos. O casamento da minha sobrinha também foi aqui, há mais de 50 anos”, contou Urilda. Embora não dance mais por causa da idade, o objetivo dela é ver o baile e mexer o corpo como pode.

Ioná Carniel, assessora do gabinete do prefeito Topázio Neto, vai coordenar o Cemupi. Ela lembra que a transformação do Clube 12 era um sonho do prefeito de fazer um equipamento exclusivo para os idosos. “Um dia ele passou aqui na frente, viu fechado e pensou que poderia utilizar. O sonho começou pequeno e hoje está gigante. Vamos ter muita coisa boa e legal para oferecer. E é porta aberta, olhou, gostou, pode entrar e fazer inscrição”, declarou Ioná.

Serviços vão de atividades físicas a lazer e socioeducativos

No Cemupi, os idosos terão acesso a atividades físicas, como ioga, dança, pilates e ginástica. Haverá auxílio para fazer carteirinha de ônibus, atendimento do Pró-Cidadão, CadÚnico e Procon. Na parte de lazer, oficina de artesanato, música e oficina de informática, para ajudar com aplicativos de banco, por exemplo. Outra parceria importante será com a Fundação Somar, apoiando o Cemupi em vários projetos. Entre as atividades socioeducativas, rodas de conversa, práticas intergeracionais, o Floripa 60+ empregos, para quem pretende voltar ao mercado de trabalho, e uma sala do EJA (Escola de Jovens e Adultos) exclusiva para idosos.

Os idosos terão acesso a atividades físicas no Clube 12 – Foto: Germano Rorato/ND

Para contribuir com a qualidade de vida, haverá uma estrutura do Alô Saúde para viabilizar consultas online, com suporte de um enfermeiro, que também vai ajudar com orientações e pequenos cuidados, como aferir pressão, diabetes e peso. Durante campanhas nacionais de vacinação, o Cemupi também vai oferecer aplicação de imunizantes. Palestras e dicas de cuidados médicos também estão previstas.

O Cemupi vai funcionar de segunda a sexta, das 8h às 18h. Algumas oficinas ainda estão em finalização, mas, a partir de desta quarta, a estrutura já volta a funcionar. Os interessados em participar das atividades devem fazer a pré-inscrição, de forma presencial, no próprio Clube 12. Inscrições para os projetos pelo número (48) 99200-6152.

Bailes de inauguração do Clube 12 de Agosto

A reabertura do Clube 12 e inauguração do Cemupi acontece nesta quarta-feira (26) e, para marcar a data, haverá dois bailes. “Já temos as 500 vagas preenchidas para o primeiro dia, abertura oficial do espaço. A maioria dos serviços estarão funcionando a partir da semana que vem. Nossa expectativa para o baile é de uma grande festa, estaremos com a banda Swing Maneiro e o tema vai ser Anos 60. Os idosos estão muito empolgados”, afirmou Ioná. Quem não conseguiu se inscrever para o baile de hoje pode tentar as últimas vagas para amanhã.

As portas do 12 abrem às 13h30, com a entrega de pulseiras. A inauguração oficial será às 15h e o baile deve ir até as 18h30, certamente, com muita gente relembrando os velhos tempos. “O nosso público idoso é muito ativo. Temos pessoas com mais de 80, mais de 90 anos, e o que mais gostam são os bailes. O último que fizemos, ano passado, tivemos mais de 1.000 idosos”, comentou Ioná. “Demorou para entregar o que estamos entregando, mas ficou impecável, não me arrependo nem um minuto de ter chegado em casa tarde muitos dias. Vai valer muito a pena”, ressaltou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.