
Com dias mais curtos, temperaturas mais secas e frias, a partir desta quinta-feira (20), o cuidado com os pets no outono precisa ser redobrado. Especialistas revelam como a chegada da estação pode afetar os animais.

Animais no outono precisam de cuidados especiais – Foto: Divulgação/Freepik/ND
Assim como os seres humanos, mudanças climáticas também podem afetar os animais. Do dia 20 de março à 21 de junho, tutores precisam ficar atentos aos efeitos do outono para a saúde e bem-estar dos pets.
Animais de estimação podem pegar gripe
De acordo com a veterinária Kelly Maiara Lopes Carreiro, durante essa estação, a procura por consultas aumenta significativamente. Problemas respiratórios, oftalmológicos e articulares são as principais causas.
Entre os animais mais afetados pelos efeitos da nova estação, estão os filhotes e idosos. Sua imunidade baixa favorece o desenvolvimento de doenças.
Como os humanos, pets também contraem gripes e resfriados, principalmente durante o outono e inverno. Segundo a veterinária Fábia Lourenço, é possível perceber a gripe animal pelos seguintes sintomas:
- Tosse seca e intensa;
- Secreção nasal;
- Espirros;
- Ânsia de vômito;
- Febre;
- Falta de apetite;
- Apatia e etc.
Quais os cuidados com pets no outono
Para prevenir que os pets sejam prejudicados pela mudança climática, é possível seguir algumas orientações:
- Evite passeios de manhã cedo e no fim da tarde: São os períodos mais frios nos dias de outono;
- Aqueça o animal: Deixe a cama do pet aquecida, longe do vento. Em casos de dias muito frios, procure aquecer o pet com roupinhas;
- Hidrate o pet: Em estações mais frias, os pets diminuem a ingestão de água, o que pode prejudicar sua saúde. Sempre ofereça água limpa para o animal;
- Alimentação balanceada: Para evitar baixa imunidade, é preciso ter certeza que o animal está sendo bem alimentado;
- Cuidado com folhas secas: Apesar de muitas folhas serem inofensivas à saúde do animal, é preciso ter cuidado. Algumas podem causar alergias e até intoxicações em pets.
Procure um veterinário
Tomando os cuidados recomendados por especialistas, as chances de problemas com pets no outono diminuem.
Porém, caso o pet apresente algum sinal de desconforto, é preciso procurar ajuda veterinária. Com o diagnóstico correto, em caso de doenças, o profissional poderá aplicar o tratamento ideal para o animal.

Pets podem pegar gripes e resfriados no outono – Foto: Divulgação/Freepik/ND