
Uma frente fria trazendo tempestade chega à região Sul do país e deve diminuir as temperaturas em ao menos três estados. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, para este domingo (9), dois alertas de “declínio de temperaturas” para o Rio Grande do Sul.
Há também alertas de tempestade e de chuvas intensas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, tanto em níveis de “perigo potencial” quanto de “perigo”.
As pancadas de chuvas devem atingir Porto Alegre (RS) com trovoadas isoladas a partir da manhã deste domingo. As máximas podem chegar a 28ºC, número drasticamente menor do que as temperaturas registradas nas últimas semanas. O alerta do Inmet prevê queda de temperatura acima dos 5ºC em relação ao período. Até a noite, as chuvas devem se estender por Santa Catarina, Paraná e o sul de São Paulo.
Pancadas de chuva
O Inmet emitiu alertas para chuvas intensas na região Norte que incluem áreas do Centro-Oeste neste final de semana. A previsão é de grande volume de chuva nas regiões, exceto em Goiás, onde o céu será parcialmente nublado e as temperaturas variam entre 22 e 30ºC, incluindo Goiânia e Brasília.
No Nordeste, com exceção da Bahia, Sergipe e Alagoas, a previsão é de chuvas acompanhadas de trovoadas. Na capital baiana, as temperaturas devem ficar entre 24ºC e 31ºC.
Temperaturas elevadas
No Sudeste, São Paulo segue com temperaturas elevadas neste domingo devido a ondas de calor vindas do Sul. O tempo fica firme em todo o estado na maior parte do dia, com chances de chuvas isoladas no sul do território. A Defesa Civil alertou para chuvas intensas em algumas regiões entre domingo e segunda (10).
O Rio de Janeiro, apesar das muitas nuvens e possibilidade de chuva em alguns pontos, também terá calor com temperaturas podendo chegar aos 38ºC na capital.
O Espírito Santo terá céu nublado e possibilidade de chuva fraca isolada, com temperaturas entre 23 e 30ºC. Em Minas Gerais, o clima permanece estável e ameno, com Belo Horizonte não ultrapassando os 30ºC.