
A temperatura vai subir em grande parte do Brasil no início de setembro, com uma onda de calor que se intensifica no país. De acordo com a Climatempo, empresa especializada em meteorologia, essa nova onda de altas temperaturas pode ser ainda mais forte do que as já registradas no início de 2024.

A temperatura vai subir 7ºC por dia em todo o país, em setembro – Foto: Internet/Reprodução/ND
Diversas cidades, especialmente no interior, poderão enfrentar temperaturas recordes, superando os limites anteriores ocorridos em abril e maio deste ano. Essa nova onda de calor pode ser mais forte, tanto em termos de duração quanto em intensidade.
Onda de calor em setembro, com picos acima de 7,5°C da média
O retorno do calor será gradual nas regiões Sul e Sudeste, já sendo sentido de maneira mais intensa no Centro-Oeste. No Sul, o início de setembro promete temperaturas mais amenas, com máximas de 24°C em Porto Alegre, 23°C em Florianópolis e 22°C em Curitiba.

Mapa mostra o avanço de onda de calor no Brasil em setembro – Foto: Climatempo/Reprodução/ND
- A partir de 2 de setembro, a temperatura começa a subir, ficando 2,5°C acima da média em quase todo o Brasil, exceto no extremo sul e no Nordeste. Em áreas como Roraima e Mato Grosso, os termômetros poderão marcar até 5°C acima do normal.
- No dia 3, a massa de ar quente se espalha, atingindo estados como Paraná, Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul. Estados do Centro-Sul do Brasil podem atingir 5ºC acima da média.
- No dia 4, regiões do interior de São Paulo e Paraná podem registrar aumentos de até 7,5°C acima da média. Na região Nordeste, há previsão de até 1°C de calor acima do normal.
- Já no dia 5, esse calor extremo se mantém sobre o norte do Paraná, enquanto outras partes do Brasil também enfrentam temperaturas elevadas. No Nordeste, novamente as temperaturas podem subir 1ºC acima da média.
- A partir do dia 6 de setembro, regiões do Amazonas e Pará poderão registrar calor de até 5°C acima do normal. Algumas cidades do Paraná e São Paulo também terão temperaturas 7,5°C acima da média.
- No dia 7, mais da metade do estado de São Paulo estará sob a influência dessa massa de ar quente, com temperaturas variando de 1°C a 5°C acima do padrão histórico. Em quase todo o país, as temperaturas vão subir até 5ºC acima do normal, exceto em parte do Nordeste e no RS.

Tempo quente pode aumentar os riscos de queimadas pelo Brasil – Foto: Michael Dantas/AFP/ND
Mato Grosso enfrentará temperaturas de até 44°C nos próximos dias
Segundo a Climatempo, a temperatura vai subir ainda mais no Centro-Oeste e partes do Sudeste enfrentarão temperaturas que ultrapassam os 42°C. Estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul podem registrar picos entre 41°C e 44°C, respectivamente.
Regiões no Sul de Mato Grosso e no Oeste de Mato Grosso do Sul esperam as maiores temperaturas do Brasil. Em cidades como Cuiabá e Campo Grande, os termômetros podem chegar a 43°C e 40°C, respectivamente.