O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky
Getty Images/via BBC
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, demitiu o chefe da Força Aérea do país, um dia depois de o governo confirmar a queda de um caça F-16 de fabricação norte-americana. O decreto com a medida foi publicado nesta sexta-feira (30).
Em um vídeo publicado em uma rede social, Zelensky afirmou que resolveu trocar o comando da Força Aérea para reforçar a cúpula militar da instituição. Com isso, Mykola Oleshchuk deixou o cargo.
O caça supersônico caiu na segunda-feira (26), durante um ataque russo. O piloto morreu. Os Estados Unidos afirmaram que investigam um possível erro do piloto ou falha mecânica da aeronave.
A legisladora ucraniana Mariana Bezuhla, que faz parte de uma comissão parlamentar de defesa, afirmou que o F-16 foi derrubado pelos sistemas de defesa ucranianos por um erro de “coordenação”.
Oleshchuk rebateu a acusação da legisladora e afirmou que uma investigação exaustiva sobre o ocorrido estava em andamento.
A Ucrânia recebeu caças dos Estados Unidos no início de agosto. Os pilotos ucranianos passaram por treinamentos em países da Otan. Zelensky admitiu que a Ucrânia ainda não tem um número suficiente de militares capacitados para operar o F-16.