
Publicação é de 19 de fevereiro e já foi excluída das redes sociais. Rogério Lima (Republicanos) alega perseguição política. Câmara Municipal informou que avalia se abrirá comissão para investigar o caso. MP disse que caso está sob sigilo. Vereador de Votorantim (SP) publica vídeo dando tapa nas nádegas de criança
Reprodução
A Câmara Municipal de Votorantim (SP) e o Ministério Público receberam uma denúncia feita contra o vereador Rogério Lima (Republicanos) a respeito de um vídeo publicado nas redes sociais em que ele aparece dando um tapa nas nádegas de uma criança. A publicação é de 19 de fevereiro e já foi excluída. O parlamentar alega perseguição política.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
No vídeo, o vereador pergunta ao menino o que ele quer reivindicar. A criança, então, pede para que ele limpe a rua para ela ir à escola. O vereador diz que vai atender o pedido e finaliza o vídeo dando um tapa nas nádegas da criança, que sai correndo.
O caso foi denunciado por um morador à Câmara de Votorantim e ao Conselho Tutelar, que encaminhou o caso ao Ministério Público. A denúncia diz que “a conduta afronta os preceitos de moralidade, do respeito e da dignidade inerentes ao exercício do cargo público”.
“Esse comportamento expõe de forma inadequada a imagem da criança, possivelmente violando os preceitos éticos e legais, além de comprometer a sua integridade moral”, afirma.
De acordo com o documento, o vídeo ofende o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Votorantim, o Estatuto da Criança e do Adolesdente (ECA) e o Código Penal.
Vereador é denunciado após vídeo postado em redes sociais em que ele dá tapa em nádegas de criança
Reprodução/Câmara de Votorantim
O que dizem as autoridades
O Legislativo confirmou que recebeu a denúncia na segunda-feira (24). “O documento foi imediatamente encaminhado ao presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, vereador Roberto França (PL), e este, por sua vez, já notificou o vereador representado e os demais membros da Comissão.”
Ainda conforme a Câmara, a comissão se reunirá em 10 de março para tratar do caso.
“Após discussão e análise das denúncias [a Câmara tem outra contra o mesmo parlamentar], a comissão irá decidir se cada uma das representações é considerada procedente, e, com isso, determinar a abertura de processo para apuração dos fatos, ou, caso julgue as matérias improcedentes, arquivar as denúncias, conforme a Resolução nº 02/12, o Código de Ética e Decoro do Legislativo.”
O caso também foi denunciado ao Conselho Tutelar de Votorantim. A entidade afirmou que somente o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) poderia comentar a denúncia. O MP, por sua vez, alegou que o caso está sob sigilo por envolver menor de idade.
O que diz o vereador
O parlamentar foi questionado pelo g1 e afirmou que se trata de uma denúncia falsa e uma perseguição política. “Estou sofrendo essa perseguição política em cima disso daí, aonde eu venho fazendo várias denúncias aqui dentro de Votorantim e acaba implicando isso daí. Com esses ataques covardes dessas pessoas citando a criança, a mãe e o pai para tentar atacar esse vereador”, diz.
“A única coisa que a gente não se atentou é que a criança estava usando uma cuequinha, e isso daí foi o suficiente para a gente seguir mais uma perseguição política.”
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM