
Será que uma pessoa engravida após fazer sexo oral? A pergunta, que pode parecer absurda, surgiu após um caso curioso ganhar repercussão em Lesoto, na África Austral, em que uma adolescente de 15 surpreendeu os médicos ao ser diagnosticada com uma gravidez avançada sob circunstâncias extremamente incomuns.

Adolescente engravida após fazer sexo oral em 1988 – Foto: Canva/ND
Registrado em 1988, o diagnóstico veio após a jovem procurar atendimento hospitalar com dores abdominais intensas. Após exames, os médicos constataram que ela estava em trabalho de parto, apesar de afirmar que não tinha conhecimento da gestação.
No entanto, ao examiná-la, os especialistas descobriram que ela possuía uma rara condição chamada atresia vaginal distal, na qual a abertura da vagina está ausente ou obstruída. Essa anomalia congênita ocorre em aproximadamente 1 a cada 4 mil nascimentos femininos, segundo um estudo da American Journal of Medical Genetics.
Adolescente engravida após fazer sexo oral e intriga a medicina
A adolescente havia sido atendida no mesmo hospital cerca de nove meses antes, após ser esfaqueada no abdômen por um homem. O ataque resultou em ferimentos na parede abdominal e no estômago. Após dar à luz por meio de uma cesariana, ela revelou a uma enfermeira que o agressor era um seu ex-namorado, que a atacou após encontrá-la praticando sexo oral em outro rapaz, seu atual namorado.
Com base nisso, os médicos concluíram que o esperma ingerido poderia ter migrado para o sistema reprodutivo da jovem através das lesões no trato digestivo.
Uma pessoa engravida após fazer sexo oral?
Muitos podem se é perguntar se uma pessoa engravida após fazer sexo oral. Normalmente, a concepção ocorre quando o esperma entra no sistema reprodutivo feminino pela vagina. No entanto, o estudo aponta que fatores fisiológicos específicos podem ter favorecido a sobrevivência e o transporte do esperma neste caso.

Muitos podem se é perguntar se uma pessoa engravida após fazer sexo oral. Normalmente, a concepção ocorre quando o esperma entra no sistema reprodutivo feminino pela vagina – Foto: Pixabay/ND
- Acidez do trato digestivo: o estômago possui um pH ácido, entre 1,5 e 3,5, o que normalmente destrói os espermatozoides. No entanto, a saliva tem um pH mais próximo do neutro (média de 6,7), proporcionando um ambiente menos agressivo, conforme um estudo da National Library of Medicine;
- Desnutrição e impacto na acidez gástrica: pesquisas apontam que a desnutrição pode reduzir a acidez do sistema digestivo, tornando-o mais alcalino e, possivelmente, mais favorável à sobrevivência de espermatozoides. A jovem estava subalimentada no momento da agressão, o que pode ter contribuído para esse cenário.
Como finalizou a história?
Após uma cesariana de emergência, a jovem deu à luz a um bebê saudável, que, anos depois, apresentava semelhanças físicas com o homem com quem ela mantinha relações antes do ataque.
O caso da “adolescente engravida após fazer sexo oral”, documentado no estudo médico, se tornou um dos poucos relatos conhecidos de gravidez resultante de um trajeto não convencional do esperma.

Após uma cesariana de emergência, a jovem deu à luz a um bebê saudável – Foto: Freepik/ND