

Vinnie James nasceu com uma condição rara e incomum: uma orelha na bochecha – Foto: Reprodução/The Sun/ND
Vinnie James, um bebê de apenas quatro meses do país de Gales, nasceu com uma orelha na bochecha. Especialistas explicam que essa condição, associada à Síndrome de Goldenhar, exige cuidados especiais e acompanhamento médico constante, pois a síndrome afeta o desenvolvimento de várias estruturas.
O que é a Síndrome de Goldenhar?
De acordo com um estudo publicado na Revista de Ciências Médicas e Biológicas, a Síndrome de Goldenhar é uma condição rara que acontece de forma inesperada em algumas pessoas.
Ela pode causar diferentes problemas no corpo, como um lado do rosto que pode não se desenvolver da mesma maneira, pequenos cistos nos olhos, problemas nas orelhas e até mudanças na coluna.
“Não sabíamos o que era, ficamos realmente chocados”

Os médicos identificaram a presença de uma orelha na bochecha de Vinnie logo após o nascimento – Foto: Reprodução/The Sun/ND
De acordo com o portal britânico The Sun, Vinnie, ao nascer, não estava respirando, o que fez com que fosse levado às pressas para uma mesa, deixando seus pais, Grace e Rhys James, muito preocupados. Além de nascer com uma orelha na bochecha, Vinnie também não possui o olho direito.
“Quando Grace deu à luz, ele não estava respirando, então o levaram às pressas para uma mesa, e eu não sabia o que fazer. Fui ao banheiro e comecei a rezar. Então notei uma pequena orelha em sua bochecha direita. Não sabia o que tinha acontecido. Fiquei realmente chocado no momento”, disse o pai do menino.
Apesar de uma gravidez tranquila para Grace, Vinnie foi diagnosticado com a Síndrome de Goldenhar aos dois meses. O bebê passou por uma cirurgia de traqueostomia para auxiliar na respiração e iniciou o processo de colocação de uma prótese ocular. No futuro, ele precisará de uma cirurgia para realocar a sua orelha na bochecha.

A rara condição que fez Vinnie nascer com uma orelha na bochecha também impacta o desenvolvimento de outras partes do seu corpo – Foto: Reprodução/The Sun/ND
Vinnie passou 61 dias internado no Hospital Heath em Cardiff, onde recebeu diversos tratamentos, incluindo a traqueostomia. Após a cirurgia, Grace e Rhys se dedicaram integralmente aos cuidados do filho, realizando a administração de uma sonda nasogástrica e a aspiração da traqueostomia várias vezes ao dia.
Pais pedem ajuda financeira
As viagens para consultas e os tratamentos têm causado dificuldades financeiras para a família, que criou uma página no GoFundMe, arrecadando £4.900 (cerca de R$ 29.781 na cotação atual) até o momento. Rhys e Grace esperam que a história de Vinnie inspire e ofereça apoio a outras pessoas que enfrentam momentos difíceis.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.