
O Vaticano informou nesta terça-feira (25) que o estado de saúde do papa Francisco, 88 anos, continua crítico, mas sem novas crises respiratórias. (Veja o comunicado completo abaixo).
Anteriormente, a Santa Fé havia informado que Francisco teve uma boa noite de sono. Assim como nos últimos dias de sua internação, o prognóstico de saúde do pontífice segue reservado.
As atualizações acontecem duas vezes ao dia para manter os fiéis informados sobre a saúde do Papa desde que ele foi internado no Hospital Agostino Gemelli, em Roma, na sexta-feira, 14 de fevereiro, após um surto de bronquite.
De acordo com o Vatican News, Francisco está atualmente sendo tratado para pneumonia dupla e uma atualização de saúde na semana passada observou que ele também está apresentando sinais de insuficiência renal leve, que parece estar sob controle.
Saúde do Papa
Os boletins médicos se tornaram mais preocupantes no sábado (22), quando o Vaticano informou que Francisco, que há décadas enfrenta problemas pulmonares, sofreu uma crise asmática prolongada. O pontífice precisou de terapia de oxigênio de alto fluxo e de transfusão de sangue.
Uma declaração na segunda-feira à noite destacou que, apesar da gravidade da condição do Papa, ele apresentou uma ligeira melhora. “Nenhum episódio de dificuldade respiratória semelhante à asma ocorreu [segunda-feira], e alguns exames laboratoriais mostraram melhora. O monitoramento de sua insuficiência renal leve não levantou nenhuma preocupação. A oxigenoterapia continua, embora com fluxo e níveis de oxigênio ligeiramente reduzidos”.
A declaração também informou que os médicos estão mantendo um prognóstico “cauteloso”, “dada a complexidade do quadro clínico”.
A pneumonia dupla é uma infecção grave que pode causar inflamação e cicatrizes nos pulmões, dificultando a respiração. O Vaticano classificou a infecção do papa como “complexa”, explicando que foi causada por dois ou mais micro-organismos.
Leia o comunicado
“O estado clínico do Santo Padre continua crítico, mas estável. Não ocorreram episódios respiratórios agudos, e os parâmetros hemodinâmicos continuam estáveis.
À noite, ele foi submetido a uma tomografia computadorizada programada para monitoramento radiológico de pneumonia bilateral. O prognóstico permanece reservado.
Pela manhã, após receber a Eucaristia, ele retomou as atividades de trabalho”.