
Iniciativa promove ações de conscientização para que frequentadores não deixem lixo nas areias de de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa. Trabalho de conscientização no Recife conta com 50 monitores.
Leandro de Santana/Especial
Agora o verão do Recife (PE) está completo: começou mais uma edição do projeto Praia Limpa! A iniciativa coloca o pé na areia pela 26ª vez nas praias de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa para promover a conscientização, levar segurança e deixar o litoral da capital pernambucana mais limpo e bem cuidado.
Nem a pancada de chuva que antecedeu o lançamento, no sábado (22) desanimou monitores, barraqueiros, organizadores e todos os envolvidos, incluindo quem estava curtindo o dia. As nuvens deram lugar ao sol e a chegada do prefeito João Campos deu a largada na distribuição de sacolas de papel, para descarte do lixo, e de pulseirinhas de identificação às crianças. Essas ações estão previstas até 27 de abril, aos domingos (exceto no Carnaval e dia 20 de abril) e no feriado de Tiradentes.
“É um projeto super exitoso e quase uma marca da cidade. O Praia Limpa é uma ação da Prefeitura com a Rede Globo onde a gente consegue mobilizar várias pessoas para trabalhar nesse período, de maior uso da praia, fazendo um trabalho educativo e de limpeza”, destacou o prefeito.
Assim como fazem os 50 monitores, João Campos conversou com frequentadores e explicou a importância da participação de todos.
“O trabalho de cuidar da cidade, de manter a praia limpa, poder cuidar do meio ambiente, é um trabalho de todos. Independentemente se você é turista, morador da cidade, se veio para praticar um esporte, tomar um caldinho ou um banho de mar, você tem obrigação de cuidar da cidade e fazer isso de forma compartilhada”, acrescentou.
Arhtur foi identificado pelo prefeito João Campos.
Leandro de Santana/Especial
As irmãs Lucilene e Luciene Albuquerque chegaram cedo à praia de Boa Viagem, acompanhadas do filho Aldo, 10 anos, e do neto Arthur, 6 anos, respectivamente. As duas ficaram muito mais seguras após o prefeito preencher os dados e colocar pulseiras de identificação nos meninos, com contato dos responsáveis, medida adotada para facilitar a localização da família caso as crianças se percam.
Enquanto os pequenos se divertiram na água, elas curtiram a areia e beliscaram muito amendoim, um dos tradicionais alimentos consumidos nas praias de Recife. Lucilene ficou feliz ao ver que o Praia Limpa estava de volta e, mesmo tendo levado uma sacola de casa, passou a usar o saco de papel do projeto.
“Já conheço o Praia Limpa e acho muito bom para as pessoas não colocarem lixo na areia, fica muito mais organizado”, disse.
Colaborar para deixar o ambiente mais limpo e as crianças mais seguras são algumas das motivações dos monitores. Uns mais experientes, há anos no projeto, outros novatos como a cozinheira Patrícia Lopes, 41 anos. Animada desde cedo, a moradora do Jordão distribuiu sorrisos no primeiro dia na função, entregando carisma e atenção.
“Mesmo trabalhando, a gente conhece pessoas, vim também pela diversão”, conta, destacando ainda a possibilidade de acrescentar uma renda-extra no orçamento.
Patrícia conversou com frequentadores da praia como Lucilene.
Leandro de Santana/Especial
Quando os monitores não estão em ação, barraqueiros colaboram na distribuição das sacolas. E a orientação é a mesma para todos que aproveitam a praia: ao sair, descarte os resíduos nas lixeiras distribuídas pela orla. Além de contentores próximos aos quiosques, há mais de 150 papeleiras.
A todo momento, garis e caminhões de coleta passam pela área. O trabalho não para, segundo o diretor de limpeza urbana José Mário Antonino. Além da varrição de domingo a domingo, há uma operação mecanizada feita na areia durante à noite.
“A gente tem uma operação permanente de limpeza urbana. O ano todo funciona assim, sem distinção. Nesse período a gente tem o Praia Limpa, com essa parte dos monitores e conscientização quanto ao descarte correto dos resíduos”, explica.
Aos 85 anos, o coordenador Fernando Vianna acompanha a iniciativa desde a primeira edição. Os anos passam e o desejo de ver as praias cada vez mais limpas e preservadas persiste.
“A ideia é mudar a mentalidade das pessoas. A praia é o maior equipamento de lazer do mundo, e de graça. Aí você vem e vai poluir? A ideia é conseguir incutir na cabeça das pessoas que é preciso preservar”, afirma.
Iniciativa da Globo em Pernambuco em parceria com a Prefeitura de Recife, por meio do projeto Recife Limpa, o Praia Limpa também conta com o apoio da Klabin e vai distribuir 180 mil sacolas de papel até o final de abril. A companhia é a maior produtora de soluções sustentáveis em embalagens do papel do Brasil.
Coleta dos resíduos funciona de domingo a domingo na orla.
Leandro de Santana/Especial
PRAIA LIMPA 2025
Onde:
Praias de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa, no Recife (PE)
Postos oficiais:
Azul: Ed. Juliana
Amarelo: Ed. Acaiaca
Vermelho: Casa Brigadeiro
Verde: Hotel Marante
Laranja: Hotel Transamérica
Violeta: Brasília Teimosa
Datas das ações:
Fevereiro: 15 e 23
Março: 9, 16, 23 e 30
Abril: 6, 13, 21 e 27