
Treinar um pet pode ser divertido, mas também desafiador, já que nem sempre o animal decide cooperar. Especialistas revelam os erros que tutores devem evitar para não ter um cachorro distraído no treinamento.

O treinamento de animais de estimação é necessário em várias situações – Foto: Divulgação/Freepik/ND
Como evitar um cachorro distraído no treinamento
O treinamento de animais de estimação é necessário em várias situações, como melhorar o comportamento, socialização ou criar hábitos saudáveis.
Porém, muitos tutores acreditam que o cachorro é desobediente por natureza ou até mesmo difíceis de treinar.
Segundo o adestrador Lucas Vinícius, o maior desafio do treinamento canino não é educar o cachorro, mas o tutor. “Cães não nascem sabendo como se comportar”, explica.
“Com paciência e consistência, qualquer cachorro pode aprender”, incentiva o adestrador. Por isso, é preciso entender que o sucesso do treinamento depende das ações do tutor.
Muitas vezes os cães se distraem ou não se sentem atraídos pelas atividades no treino. Isso acontece porque existem alguns erros que tutores cometem durante o treinamento do pet.
Atitude negativa
Em muitos casos, tutores decidem educar o cão aplicando “castigos” e linguagem negativa, o que atrapalha o aprendizado do animal.
Segundo o adestrador Nicolas Duarte, cães precisam se sentir confiantes para aprender novas habilidades. Por isso, é recomendado o uso de comandos diretos e curtos, mas com reforço positivo e imediato.
“Respeite o tempo do seu cão, mas mantenha a disciplina no processo”, argumenta.
Não oferecer recompensas
Treinamentos podem ser difíceis e até estressantes para o animal, pois está aprendendo um hábito novo.
Por isso, não oferecer recompensas ao animal durante o processo de aprendizado pode desestimular o pet, deixando o cachorro distraído no treinamento.
O ideal é variar as recompensas entre carinho, comida, brinquedos e liberdade. Assim que o cachorro estiver mais à vontade com os desafios, é possível ir diminuindo os agrados, mas não deixando de oferecer.
Mau humor durante os treinos
Treinar com o pet exige muita paciência e energia. Por isso, caso o tutor esteja de mau humor, o aprendizado do pet pode ser comprometido.
“Não adianta ficar frustrado porque seu cachorro não aprende se, na verdade, é você quem não está sendo coerente na hora de ensiná-lo”, descreve o adestrador.
Corrigindo de forma negativa durante os treinamentos, o cão pode sentir medo e até mesmo ficar reativo, dificultado o processo.
“O comportamento do animal é o reflexo de como você o trata no dia a dia”, finaliza o profissional.
Logo, se você quer que o pet mude, é preciso se reeducar e mudar sua forma de tratá-lo, para evitar um cachorro distraído no treinamento.

Não oferecer recompensas pode deixar o cachorro distraído no treinamento – Foto: Divulgação/Freepik/ND