Onda de calor no Sul deve durar mais 10 dias; entenda

A região Sul do país terá altas temperaturas para os próximos diasDaniel Leite/Portal iG

Os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina estão com novos alertas de perigo potencial para ondas de calor, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na segunda-feira (24), que são válidos até quarta (26). Ainda na segunda, municípios gaúchos registraram altas temperaturas, com destaque para São Vicente do Sul que teve pico de 37,5ºC.

Dados mais recentes analisados pela MetSul Meteorologia de modelos numéricos reforçaram a ideia de que este período de temperaturas muito altas no estado está longe de acabar. 

Porto Alegre teve uma temperatura máxima de 35,9ºC até o meio da tarde na estação meteorológica convencional do bairro Jardim Botânico, enquanto no Sul da cidade a máxima observada na estação do Aeroclube do Rio Grande do Sul, em Belém Novo, foi de 33,7ºC.

Em outras cidades, o Inmet anotou nesta segunda-feira máximas de 38,1ºC em Santiago e em Quaraí; 37,7ºC em São Borja; 37,3ºC em Campo Bom; 37ºC em São Luiz Gonzaga; 36,8ºC em Teutônia; 36,5ºC em Alegrete e São Gabriel; 36,4ºC em Santa Maria; e 36ºC em Uruguaiana. 

Novos registros de temperaturas elevadas

Massa de ar quente se intensifica no RSDaniel Leite/Portal iG

Para esta terça-feira (25), a previsão da MetSul indica que a temperatura vai subir ainda mais em parte do Rio Grande do Sul à medida que a massa de ar quente de origem tropical se intensifica sobre o estado e reforça a onda de calor. 

A maioria das cidades gaúchas terá nesta terça-feira temperaturas máximas à tarde acima de 35ºC. De acordo com o instituto meteorológico, os termômetros podem marcar temperaturas próximas dos 40ºC em algumas regiões do estado, como na Região Metropolitana de Porto Alegre. 

A capital gaúcha deve ter entre 37ºC e 38ºC. Já na quarta-feira, o calor vai seguir intenso com marcas significativamente altas entre os vales, Grande Porto Alegre e o Litoral Norte, onde em alguns municípios as máximas à tarde devem se situar perto e ao redor dos 40ºC.

Alerta de perigo potencial

Emitido às 11h de segunda (24) e válido até às 16h de quarta (16), o alerta de perigo potencial para forte calor é definido a partir de temperaturas de 5ºC acima da média para o período, de dois a três dias.

Segundo o Inmet, as áreas afetadas são: Centro Ocidental Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense, Sudoeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Rio-grandense, Nordeste Rio-grandense, Centro Oriental Rio-grandense e Oeste Catarinense.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.