
Atualmente as forças de segurança de Santa Catarina contam com um total de nove helicópteros: quatro da PMSC, três da Polícia Civil e dois do Corpo de Bombeiros.

Helicóptero Arcanjo 03, do Corpo de Bombeiros; aeronave está em manutenção e deve ser liberada nas próximas semanas – Foto: Bombeiros/Divulgação/ND
O detalhe é que deste montante, apenas quatro estão em operação. O tema foi levantado pelo programa da NDTV, Cidade Alerta, e expõe uma vulnerabilidade, principalmente, em meio ao ápice da temporada.
Apenas a Polícia Civil conta com todos seus helicópteros em funcionamento.
No Corpo de Bombeiros os Arcanjos estão “baixados”, assim como a PMSC que, dos quatro Águias, apenas um está à disposição.
O Corpo de Bombeiros garante que o Arcanjo-03 vai retornar às operações na primeira semana de março.
Já a PMSC promete a liberação de uma das aeronaves “na próxima semana”, já a segunda, “antes do Carnaval”.
Há um terceiro helicóptero que aguarda uma peça importada do Canadá.
O entendimento do setor de segurança, em Santa Catarina, é que com toda a frota em operação, é possível fazer um atendimento em até 30 minutos, independente do local do Estado.
Helicópteros da Polícia Civil
A Polícia Civil é a única das forças de segurança que conta com todos os seus helicópteros em funcionamento. O detalhe é que um deles, é uma aeronave de pequeno porte, que não tem espaço para o transporte de uma maca, por exemplo.

Helicóptero Águia da PMSC: dos quatro, apenas um está em operação no Estado – Foto: Águia 04/Divulgação/ND
Como menos da metade da frota está à disposição, se trata de uma grande risco que as forças de segurança se submetem.
Em pleno verão, com acidentes de trânsito, com arrastos de praia, com desaparecimentos e sinistros em trilhas, é um risco alto que as forças de segurança estão correndo, nesse momento.