

Café ou chá: qual deles traz mais benefícios para a sua saúde cardiovascular? – Foto: Unsplash/ND
Você começa o dia com uma xícara de café ou chá? De acordo com um cardiologista, essa escolha pode ser muito importante. Descubra os benefícios e riscos do café e do chá para garantir uma ótima saúde cardiovascular.
O café é uma das bebidas mais consumidas no Brasil, e muitos não conseguem começar o dia sem uma xícara pela manhã. Mas você sabia que a segunda bebida mais consumida no mundo é o chá, ficando apenas atrás da água?
Curiosamente, no Brasil, o café é a segunda bebida mais consumida, reflexo de sermos um dos maiores produtores mundiais.
É melhor tomar café ou chá?

Quando o assunto é café ou chá, as opções são muitas, mas a moderação é sempre a chave – Foto: Imagem gerada por IA/ND
Mas, afinal, qual dessas opções é mais benéfica para a saúde cardiovascular? Em vídeo, o cardiologista Roberto Yano explica que ambos podem ser benéficos, mas os efeitos dependem de como, quando e quanto são consumidos.
Benefícios dos chás
O especialista listou os melhores chás para a saúde do coração: chá verde, preto, gengibre e alho são bons para a saúde do coração. Todos eles possuem antioxidantes que reduzem inflamação e ajudam a prevenir doenças cardíacas, como o AVC.
Evite adicionar açúcar ao chá e prefira ervas naturais. Consuma os chás com moderação, pois, por exemplo, o chá preto e o chá verde, quando ingeridos em excesso, podem ser prejudiciais devido à cafeína e a certos compostos.
“Uma xícara de chá por dia pode ser o começo de um coração mais saudável”, diz Yano.
Benefícios do café
O café, segundo o especialista, também reduz o risco de doenças cardíacas e melhora a sensibilidade à insulina. Por possuir compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, o café protege o coração.
Yano não recomenda exagerar no consumo, para evitar efeitos negativos como aumento da pressão arterial, insônia, ansiedade e dependência de cafeína.
“Estudos mostram que o consumo moderado de café se associa com a redução de risco de doenças cardíacas, como infarto, insuficiência cardíaca, o próprio AVC. A cafeína e outros compostos bioativos, como os polifenóis, têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, então protege o sistema cardiovascular”, afirma o especialista.
Como consumir café ou chá de forma saudável

A dúvida entre café ou chá pode ser comum, mas ambos possuem vantagens quando consumidos moderadamente – Foto: Freepik/ND
O ideal é sempre evitar os excessos. Procure não consumir mais do que quatro xícaras de café por dia e evite o uso excessivo de açúcar ou adoçantes artificiais. Opte por um café mais suave e evite consumi-lo em jejum.
Uma a duas xícaras de chá por dia são suficientes para aproveitar seus efeitos positivos. Também procure não adicionar açúcar; caso não goste do sabor, chás como o de camomila ou hibisco são ótimos e possuem um sabor mais suave.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.