
A missa de instalação da Arquidiocese de Joinville ocorreu neste domingo (24), na Catedral São Francisco Xavier. A celebração reuniu autoridades da Igreja Católica, bispos e representantes, autoridades locais e celebrou a posse de Dom Francisco Carlos Bach como primeiro Arcebispo.

Durante a homilia, o Arcebispo Francisco reconheceu o esforço das Dioceses e Arquidiocese de Florianópolis e agradeceu ao Papa Francisco pelo reconhecimento – Foto: Arquidiocese Joinville/Reprodução/ND
De joelhos, o arcebispo Francisco fez a profissão de fé e o juramento de fidelidade. Segundo a Igreja, o ato reafirma o apreço, a dedicação e a devoção à fé, assim como revela o acatamento religioso e vontade do Arcebispo em governar a Arquidiocese, com zelo evangélico. O gesto marca a sucessão apostólica.
Conforme a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), uma arquidiocese também é chamada de província eclesiástica e é uma divisão administrativa que abrange dioceses vizinhas.
Joinville assume essa posição, sendo desvinculada da Arquidiocese de Florianópolis e agora lidera duas Dioceses: as Dioceses de Blumenau e Rio do Sul. A mudança foi anunciada pelo Papa Francisco, em novembro do ano passado.
Arcebispo agradece ao Papa durante instalação da Arquidiocese de Joinville
Durante a homilia, o Arcebispo Francisco reconheceu o esforço das Dioceses e Arquidiocese de Florianópolis para que fosse possível a nova reestruturação. Agradeceu também ao Papa Francisco pelo reconhecimento, assim como conduziu uma oração dedicada ao Papa.
“O Santo Padre [Papa] e a Igreja estão reconhecendo a riqueza imensa de fé da história do povo de Deus em nosso estado de Santa Catarina”, compartilhou o Arcebispo durante a celebração.
Também estiveram presentes os bispos das dioceses sufragâneas de Rio do Sul, Dom Adalberto Donadelli Junior, e de Blumenau, Dom Rafael Bienarski. Além deles, o prefeito Adriano Silva também marcou presença na celebração.