
Devido ao uso diário, trocar os travesseiros é importante para manter a higiene, já que eles tendem a acumular sujeira, bactérias e até fungos com o passar do tempo.
Por esse motivo existe um tempo estimado para renová-los e assim manter uma boa qualidade de sono. Os especialistas recomendam a troca a cada um ou dois anos.
Muitos fatores influenciam na hora de trocar os travesseiros, como, por exemplo, a sua qualidade, as condições em que são mantidos e o uso contínuo.

Trocar os travesseiros após certo tempo de uso garante mais higiene e saúde – Foto: Freepik/ND
Embora algumas pessoas achem que apenas lavá-los seja suficiente, isso é um erro, pois a lavagem não elimina completamente a sujeira que pode se acumular com o tempo.
Além disso, os travesseiros podem perder sua forma, o que afeta não apenas a higiene, mas também a qualidade do descanso, já que podem se tornar mais finos devido ao peso.
Fatores que influenciam na frequência de trocar os travesseiros
Material do travesseiro
Os travesseiros de penas ou látex têm uma vida útil diferente. Os de penas podem precisar de substituição mais frequente, afinal, eles se desgastam mais rápido e acumulam poeira e ácaros.
Já os de látex são mais duráveis, mas ainda assim devem ser trocados, após um tempo devido à compressão do material.

Travesseiro branco manchado indica que ele precisa ser higienizado – Foto: Reprodução/ND
Condições de saúde
Se você é alérgico a poeira, ácaros ou tem problemas respiratórios, como asma, pode ser necessário trocar os travesseiros com mais frequência, inclusive antes do período recomendado de um ano.
As alergias e problemas respiratórios podem piorar devido ao acúmulo de poeiras, ou ácaros.
Manutenção
A lavagem correta dos travesseiros também desempenha um papel importante. Caso forem lavados e secos corretamente, eles podem durar mais tempo, mas isso não elimina o acúmulo de germes ou a perda de forma causada pelo uso prolongado.
Uso diário
Caso você use o travesseiro todos os dias e a pressão sobre ele seja constante, recomenda-se trocá-lo com mais frequência. Por outro lado, se o uso for esporádico, ele pode durar mais tempo.
Mas como saber se é hora de trocar os travesseiros?
A frequência para trocar os travesseiros varia conforme vários fatores, mas a regra geral é fazer a troca a cada um a dois anos. No entanto, esse prazo pode mudar se houver condições específicas, como problemas de saúde ou um uso mais intenso.