
Em muitos aspectos, ser uma pessoa muito positiva é uma qualidade valiosa. Manter uma atitude otimista pode ajudar a enfrentar os desafios, reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida.
Mas quando o positivismo é levado ao extremo, ele pode se transformar no que especialistas chamam de “positividade tóxica”, um fenômeno que pode gerar efeitos negativos tanto no bem-estar pessoal quanto nas relações interpessoais.
Pessoas muito positivas têm a tendência de minimizar ou ignorar as emoções negativas e evitar qualquer conversa ou pensamento que possa ser percebido como pessimista.

Rejeitar ou até reprimir sentimentos pode levar a uma certa desconexão emocional – Foto: Freepik/Divulgação/ND
Na psicologia, as emoções negativas desempenham uma função fundamental. Elas permitem processar situações difíceis, aprender com experiências e desenvolver a resiliência.
Rejeitar ou até reprimir esses sentimentos pode levar a uma certa desconexão emocional e, em alguns casos, à ansiedade ou até depressão.
Risco de ser uma das pessoas muito positivas
Um dos principais riscos de ser uma das pessoas muito positivas é a invalidação emocional, tanto própria quanto alheia. Frases como “tudo acontece por um motivo” ou “você precisa ver o lado bom” podem soar encorajadoras, mas podem fazer com que uma pessoa que está passando por dificuldades se sinta sozinha ou incompreendida.

Mulher sorri para todo mundo – Foto: Freepik/ND
Em vez de permitir que os sentimentos sejam expressos e gerenciados de forma saudável, esse tipo de resposta pode gerar vergonha ou culpa por experimentar emoções naturais como tristeza, frustração ou raiva. Manter uma atitude positiva todo o tempo pode ser exaustivo.
Essas pessoas muito positivas podem se sentir pressionadas a esconder verdadeiras emoções por medo de serem vistas como fracas ou negativas. Essa supressão emocional pode causar um desgaste psicológico e afetar a autoestima.