

A descoberta inesperada poderia ter mudado a vida dos trabalhadores, mas eles preferiram devolver as barras de ouro – Foto: Anthony Pasco/@21Pasco/X
Três trabalhadores encontraram duas barras de ouro em um canteiro de obras de uma antiga agência bancária em Angers, França. Ao perceberem que as barras valiam uma fortuna, ficaram muito felizes, mas, após refletirem sobre o que seria o correto a fazer, decidiram devolvê-las à polícia.
Achado inesperado durante o trabalho
Os trabalhadores relataram ao Le Courrier de l’Ouest, um jornal diário francês, que cada barra pesava cerca de 995 gramas e estavam esquecidas dentro de uma bolsa de couro, junto com alguns papéis, em um armário.

Barras de ouro foram encontradas dentro de uma bolsa de couro em um armário abandonado – Foto: Imagem gerada por IA/ND
“Vimos que havia duas barras de ouro dentro, com números de série e dois ou três papéis. Verificamos online: ainda vale 200.000 euros (cerca de R$ 1 milhão na cotação atual) no total. Por dois minutos, pensamos que éramos ricos!”, disse Bertrand Glameau, um dos trabalhadores.
Os homens devolveram as barras de ouro
A alegria, porém, gerou uma reflexão sobre o que seria correto fazer. “Coloquei os lingotes na minha cozinha à noite. Mas eu não queria deixá-los no caminhão. Tiramos fotos com colegas e eu simplesmente as mostrei para minha esposa”, contou Glameau ao jornal francês.

Segundo a polícia, as barras de ouro foram deixadas para trás durante a mudança da agência bancária – Foto: Unsplash/ND
Os trabalhadores refletiram e acharam melhor devolver as barras à delegacia de polícia mais próxima. Glameau foi o escolhido para guardar as barras durante a noite e, no dia seguinte pela manhã, as entregou às autoridades.
Segundo o jornal francês, as autoridades disseram que as barras provavelmente foram deixadas para trás quando o banco se mudou e terão que ser devolvidas aos legítimos donos. Os trabalhadores não serão recompensados pela boa ação.