
Na noite desta quinta-feira (21), o Avaí promoveu um evento voltado às categorias de base do clube, com principal foco no lançamento do Guia Metodológico voltado à formação de atletas. O evento aconteceu no auditório do estádio da Ressacada, em Florianópolis.

Roberto Braga e Fabiano Pierri são dois dos idealizadores do projeto – Foto: Rodrigo Polidoro/ND
O guia, denominado de GUGA (Guia Único de Garotos do Avaí) foi idealizado por Fabiano Pierri e Roberto Braga, o “Robertinho”, que coordenam as categorias de base do Leão da Ilha.
A iniciativa tem como principal desafio ser um norteador do trabalho, melhorando a formação dos atletas para entregá-los ao futebol profissional.
O presidente do Avaí, Júlio César Heerdt falou sobre o evento e a importância das categorias de base do clube.

Avaí lançou o GUGA (Guia Único de Garotos do Avaí) nesta quinta-feira – Foto: Rodrigo Polidoro/ND
“Dia especial que vamos tratar da metodologia da base do Avaí futebol clube, entender processos e como trabalhar. Esse guia é para orientar o trabalho do dia a dia. Como lidar com desafios, problemas e situações do dia a dia. É um guia também para pais, atletas e profissionais de todas as áreas”, disse o mandatário ao Grupo ND.
Já para o diretor executivo de futebol do Avaí, Eduardo Freeland, o futebol brasileiro desenvolve poucos atletas e a oportunidade do Avaí é única.
“Trabalhei 15 anos da minha vida de futebol de base e sei a importância de o clube ter uma direção. Acho que o futebol brasileiro desenvolve poucos jogadores, um clube como o Avaí tem uma ótima oportunidade pela história que tem, pela cidade onde está, ter um documento como esse revisado”, disse Eduardo.
O evento contou também com a presença do diretor de competições da FCF (Federação Catarinense de Futebol), Carlos Crispim.