Santa Catarina ultrapassa 1,5 milhão de empresas ativas e bate recorde

Santa Catarina atingiu, em fevereiro, a marca histórica de 1,5 milhão de empresas ativas, sendo um dos estados com mais registros no país. O número foi divulgado pela Jucesc (Junta Comercial do Estado) e representa um recorde no estado.

Homem com uma caneta sinalizando uma tabela de dados e fazendo cálculos com calculadora

As três maiores cidades do estado têm mais de 370 mil empresas registradas – Foto: Reprodução/Pixabay

O governador Jorginho Mello destacou o papel dos catarinenses nesse cenário. “Santa Catarina oferece um ambiente favorável, mas é o trabalho e a dedicação dos empresários que fazem a diferença”, afirmou.

MEIs representam mais da metade das empresas ativas em SC

Dentre as empresas ativas no estado, os MEIs (Microempreendedores Individuais) lideram o ranking, com 785 mil registros, ou 52% do total.

Em seguida, aparecem as LTDA (sociedades limitadas), com 537 mil empresas (35,8%), e os EI (empresários individuais), com 158 mil (10,5%). As sociedades anônimas, por sua vez, somam 13,8 mil, representando menos de 1% do total.

Espaço empreendedor de Joinville, lugar para regularizar empresas ativas

Joinville é a segunda cidade com mais empresas ativas em SC, ficando atrás apenas de Florianópolis – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

Florianópolis é a cidade com o maior número de empresas ativas, com 159 mil registros. Joinville vem em segundo lugar, com 130 mil, seguida por Blumenau (83 mil), Itajaí (70 mil) e São José (61 mil).

Jucesc acredita que a desburocratização facilitou crescimento de empresas ativas

Segundo a Jucesc, o aumento no número de empresas ativas em Santa Catarina está diretamente ligado a medidas de simplificação de processos. Os programas “SC Bem Mais Simples”, que agiliza registros e alvarás, e o “Simplifica SC”, que automatiza consultas de viabilidade locacional, foram citados.

foto da entrada da sede da Jucesc, órgão responsável por registrar e facilitar a abertura de empresas ativas em SC

Jucesc é órgão responsável por registrar e facilitar a abertura de empresas ativas em SC – Foto: Divulgação

Além disso, a Junta implementou, em 2023, o Registro Inteligente, que utiliza Inteligência Artificial para agilizar a análise de processos como abertura, alteração e baixa de empresas.

Segundo Fernando Baldissera, presidente da Jucesc, novas medidas de desburocratização estão previstas para 2025. “Estamos sempre buscando simplificar processos para que os empreendedores possam focar no que realmente importa: gerar empregos e movimentar a economia”, explicou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.