
Paciente de 16 anos morava em Breves (PA) e buscou atendimento em Macapá. Caso foi o primeiro da doença este ano no estado. Leito de UTI Pediátrica do Hospital da Criança e do Adolescente do Amapá
GEA/Divulgação
Morreu o adolescente de 16 anos que estava internado com febre amarela na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), em Macapá. A morte ocorreu na quinta-feira (20) e foi confirmada nesta sexta-feira (21) pela Secretaria de Saúde do Amapá (Sesa).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
De acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), o paciente morava no município de Breves (PA) e chegou à capital do Amapá com a doença. Ele recebeu atendimento no Hospital de Emergências, antes de ser transferido para o HCA.
SVS confirma primeiro caso de febre amarela no Amapá
A superintendência disse ainda que não há registros de casos de febre amarela autóctone, ou seja, aqueles contraídos no próprio local onde a pessoa vive. De 2019 a 2024, foram notificados 38 casos, todos importados, que são aqueles em que os pacientes foram infectados fora do estado.
O que é a febre amarela
Mosquito transmissor da febre amarela
Divulgação/SES-TO
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos infectados. Ela possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano.
Os sintomas iniciais são:
Febre
Calafrios
Dor de cabeça intensa
Dores nas costas
Dores no corpo em geral
Náuseas e vômitos
Fadiga e fraqueza
Em casos graves, a pessoa infectada pode desenvolver sintomas como:
Febre alta
Icterícia
Hemorragia
Eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 20% a 50% das pessoas que desenvolvem febre amarela grave podem morrer. Assim que surgirem os primeiros sinais e sintomas, é fundamental buscar ajuda médica imediata.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: