
Em uma operação conjunta entre a Polícia Civil e a Militar de Santa Catarina, foram presas nesta quinta-feira (20) quatro pessoas supostamente envolvidas em uma quadrilha especializada em furtos a imobiliárias e apartamentos de luxo, na região de Araranguá, município litorâneo do estado.
Três deles foram presos a partir de mandado de prisão, enquanto uma mulher foi presa em flagrante por tráfico de drogas. Segundo a Polícia Civil, os criminosos vinham aterrorizando o município desde meados de 2024.
Furto a casas de luxo

Segundo as investigações, a quadrilha já havia praticado “uma sequência de furtos” do tipo. Eles arrombavam propriedades de alto padrão e estabelecimentos comerciais em busca de objetos de valor. A recorrência gerou um clima de insegurança entre os moradores e empresários locais.
A operação, que incluiu ações em Araranguá e no município vizinho de Sombrio, foi organizada a partir de uma investigação detalhada que teve avanços significativos neste ano, após a prisão de dois suspeitos por porte ilegal de arma de fogo e munições.
“A partir da prisão de um suspeito, que foi comprovado ser praticante desses furtos, a polícia concluiu que ele não agia sozinho. A partir disso, foram intensificadas as investigações”, explica o delegado Lucas Rosa em vídeo obtido pelo iG.
Prisão que desencadeou na operação
Na ocasião, a polícia encontrou em poder dos detidos diversos materiais e documentos que os vinculavam diretamente aos furtos em questão. Este achado foi crucial para o andamento do caso, segundo a corporação.
“Ele tinha outros indivíduos para dar suporte no armazenamento e comércio dos produtos furtados”, aponta o delegado. A Polícia Civil obteve na justiça mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão.
Durante as operações, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão. Um dos presos, uma mulher, foi também flagrada por tráfico de drogas.
A polícia continua investigando o caso, buscando identificar possíveis conexões adicionais e recuperar itens furtados que ainda possam ser localizados.