
Certas bebidas podem influenciar o modo como o nosso cérebro funciona. Quando consumidas de forma equilibrada, elas podem melhorar a memória significativamente.

Especialista revela 6 bebidas que melhoram a memória – Foto: Freepik/ND
Em entrevista ao Metrópoles, o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), contou que “algumas bebidas, por serem ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, auxiliam a evitar danos aos neurônios”.
De acordo com o especialista elas podem ser usadas para aprimorar a memória e turbinar o cérebro. Entretanto, é fundamental manter uma dieta balanceada, sem exageros.

Algumas bebidas são capazes de turbinar o cérebro – Foto: Freepik/ND
Confira as 6 bebidas para uma memória boa:
- Água: muito importante para o cérebro, pois para o seu bom funcionamento é preciso estar hidratado. Estudos já mostraram que a água pode aumentar o desempenho cognitivo em até 20%.
- Suco de fruta: sucos naturais sem açúcar, principalmente os de frutas cítricas, são ricos em vitamina C e flavonoides, que melhoram a memória e o aprendizado.
- Vinho: se consumido moderadamente, o vinho pode ser um aliado para a circulação sanguínea, dilatação arterial e ação antiplaquetária. O especialista revelou que uma taça para as mulheres e duas para os homens é o ideal por dia.
- Café: algumas pesquisas já comprovaram que consumir até no máximo 4 xícaras de café por dia pode aumentar a concentração e energia.
- Chás: o chá verde é um estimulante que pode substituir o café e turbinar o cérebro. Já o chá de cúrcuma possui propriedades anti-inflamatórias, que beneficiam a saúde dos neurônios.
- Bebida a base de chocolate amargo: rico em flavonoides, o chocolate amargo tem compostos que agem diretamente nas células do cérebro. Além de ser fonte de ferro, ideal para proteger os neurônios.

Vinho é uma ótima opção para a saúde mental – Foto: Freepik/ND
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.