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A Uber anunciou o lançamento de uma nova funcionalidade que permite aos motoristas bloquearem viagens futuras com passageiros baseados nas avaliações do aplicativo.
Segundo a empresa, a medida visa incentivar comportamentos respeitosos e dar mais controle aos motoristas, principalmente durante o período de alta demanda do feriado de Carnaval.
O recurso ainda está sendo liberado gradualmente e, segundo nota da Uber, estará disponível para todos os motoristas nos próximos dias.
“O sistema de avaliações funciona para os dois lados”, afirma Marcelo Brasileiro, gerente de operações de segurança da Uber. “Queremos promover um ambiente respeitoso e seguro para todos e esse novo recurso vem trazer ainda mais controle e transparência para os motoristas parceiros”, completou.
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Como funciona o bloqueio por avaliação
A nova funcionalidade adiciona opções à tela de avaliação dos motoristas após cada viagem, permitindo o bloqueio de futuras conexões com passageiros conforme a nota atribuída.
Para avaliações de 1 estrela, o bloqueio é automático: o motorista recebe um aviso informando que não será mais pareado com aquele usuário.
No caso de 2 ou 3 estrelas, um botão é disponibilizado para que o parceiro decida, de forma opcional, se deseja impedir novos pareamentos com o passageiro em questão.
Já quando a nota for 4 ou 5 estrelas — indicando uma experiência satisfatória ou positiva —, não há qualquer opção de bloqueio, mantendo a possibilidade de novas viagens entre motorista e usuário.
O recurso busca oferecer mais controle aos parceiros, alinhando as restrições ao nível de satisfação registrado em cada avaliação.