
O Papa Francisco foi diagnosticado com pneumonia bilateral, que atinge ambos os pulmões, na terça-feira (18). Segundo o jornal estadunidense Politico, o pontífice de 88 anos já estaria se preparando para a morte.

Antes de ser hospitalizado, o Papa Francisco nomeou o cardeal responsável por um possível conclave – Foto: Divulgação/Vatican News/ND
Fontes próximas ao Papa Francisco revelaram ao jornal que ele “está sofrendo dor intensa e expressou em particular a certeza de que não vai sobreviver desta vez”.
O Santo Padre teria resistido à transferência para o Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma, onde está internado desde sexta-feira (14). Os médicos alertaram, porém, que ele corria o risco de morrer se permanecesse em seu cômodo no Vaticano.

Se o Papa Francisco morrer, o Colégio dos Cardeais se reunirá na Capela Sistina para escolher quem será o 267º pontífice – Foto: Reprodução/Vatican News/ND
A capacidade respiratória do Papa Francisco é comprometida desde sua juventude. Em 1957, aos 21 anos, teve que passar por uma cirurgia para remover parte do pulmão direito devido a uma infecção pulmonar.
O Politico reportou que o pontífice está “seriamente preocupado com sua saúde” e que estaria se apressando para resolver as questões de sua sucessão, preservando seu legado.

Primeiro papa nascido na América, Francisco foi eleito pelo conclave em 2013 após a renúncia de Bento XVI – Foto: Reprodução/ND
Antes de ser hospitalizado, em 6 de fevereiro ele nomeou o cardeal Giovanni Battista Re como decano do Colégio dos Cardeais, responsável por organizar um possível conclave.
Em caso de morte ou renúncia do Santo Padre, os cardeais são trancados na Capela Sistina até que um novo líder da Igreja Católica seja escolhido. O papa argentino foi eleito em 2013 após a renúncia de Bento XVI.
Quadro de Papa Francisco é ‘complexo’, mas apresenta melhora
O Vaticano já havia informado que o quadro clínico do Papa Francisco era “complexo”. O que começou como uma crise de bronquite evoluiu para uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias, com o diagnóstico de pneumonia bilateral em sequência.

A pneumonia bilateral é uma infecção que afeta os dois pulmões, considerada mais grave que a pneumonia comum – Foto: Freepik/ND
Apesar disso, o boletim médico atualizado na noite de quarta-feira (19) destacou que as condições clínicas estão estáveis” e que os exames de sangue apresentaram “uma leve melhora, especialmente nos índices inflamatórios”.
Na manhã desta quinta-feira (20), a Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou que a noite transcorreu tranquilamente e que o Papa Francisco levantou-se e tomou café da manhã numa poltrona”.