Santa Catarina recebe ministro da Economia de Portugal para estreitar parcerias internacionais

O secretário executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos de Santa Catarina, Paulo Bornhausen, visitou, na última quarta-feira (19), a sede do Grupo ND, no Morro da Cruz, onde conversou com os veículos de comunicação sobre a visita do ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis, a Santa Catarina, nesta quinta (20). Ele falou da importância desse encontro para fortalecer as relações entre o Estado e o país europeu.

Ministro da economia de Portugal, Pedro Reis – Foto: Divulgação/República Portuguesa/ND

Ministro da Economia de Portugal terá uma série de compromissos em Santa Catarina

A visita do ministro Reis faz parte de uma série de compromissos oficiais que inclui um café da manhã com o governador Jorginho Mello e sua comitiva na Casa d’Agronômica, culminando na assinatura de um acordo de cooperação entre Portugal e Santa Catarina.

Na ocasião, Jorginho também conferirá o título de embaixador honorário de Santa Catarina em Portugal ao ex-ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares de Portugal Miguel Relvas, que acompanha a comitiva portuguesa na agenda.

Jorginho Mello (PL), governador de Santa Catarina, receberá o ministro da Economia de Portugal – Foto: Eduardo Valente/Secom-SC/ND

Na sequência, haverá uma visita ao Sapiens Parque e uma reunião com lideranças de entidades representativas de Santa Catarina, na primeira edição de 2025 do evento Encontro de Ideias, na Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina).

Paulo Bornhausen mediará a palestra com o ministro da Economia de Portugal sobre o Acordo Mercosul-União Europeia na Visão do Governo de Portugal. O evento, promovido pela ADVB/SC e pela Fiesc, está marcado para as 10h, e contará ainda com a mediação do cientista social, diplomata e economista Marcos Troyjo, além da participação do político português Miguel Relvas.

Relação fortalecida

Durante a entrevista, Bornhausen destacou que a relação entre Santa Catarina e Portugal tem se fortalecido, especialmente após a visita do governador Jorginho Mello a Portugal no ano passado.

“Esse acordo foi conquistado na visita do governador Jorginho Mello a Portugal, quando nós fomos visitar a TAP e o governo português, comemorando os voos diretos da Europa para cá e reavivando um acordo que Santa Catarina já teve com Portugal. Um acordo econômico de desenvolvimento, de turismo, cultura, de tantas faces que nos ligam, não só a língua. Agora, ele será formalizado aqui pelo ministro Pedro Reis e pelo governador, marcando um momento histórico para o nosso Estado”, afirmou o secretário.

Secretário executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos de Santa Catarina, Paulo Bornhausen, falou sobre a visita do ministro da Economia de Portugal – Foto: Divulgação/ND

Além da assinatura do acordo, a presença de Reis no Encontro de Ideias será uma oportunidade para discutir o papel de Portugal como porta de entrada para a Europa.

“O ministro Pedro Reis vai mostrar o lado dos europeus, aquilo que eles esperam, e nós, catarinenses, teremos a oportunidade de conversar e perguntar a ele o que podemos fazer a mais para incrementar as nossas relações comerciais, culturais e educacionais com o bloco europeu a partir de Portugal, que é o nosso caminho natural”, explicou Bornhausen

Adicionar aos favoritos o Link permanente.