
De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), em dezembro do ano passado, foram 127 roubos no Recreio dos Bandeirantes e em bairros próximos. No ano anterior foram 97 ocorrências. Câmeras filmam três assaltos na mesma rua do Recreio em um intervalo de 8 horas
Moradores do Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio, denunciam uma rotina de assaltos na região nos últimos dias. Só no sábado (15), foram 3 roubos em uma mesma rua num intervalo de 8 horas.
As primeiras vítimas foram 4 jovens que passavam pela rua Rogério Karp. Eles foram abordados por 4 bandidos em duas motos. Assustada, uma das vítimas chega a tropeçar, enquanto um dos bandidos arranca o cordão de um dos rapazes. Em seguida, ele exige a senha de desbloqueio. O assalto durou cerca de 3 minutos.
Uma das vítimas contou como foram os momentos de terror.
“Só deu tempo de ouvir eles berrando com a gente. A gente levantou as mãos e eles levaram os celulares. Levaram também minha bolsa, que tinha a minha carteira”, disse o rapaz.
Oito horas depois, mais um crime na mesma rua. Um homem é rendido por um assaltante. Em seguida, chega um comparsa. Eles pegam o cordão do homem e o revistam para ver se não tem nada para roubar.
Armado, motociclista rende pedestre que passava pela rua Rogério Karp
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM: Polícia prende suspeito de roubar casas de luxo na Zona Sul
Operação mira regalias de chefes do tráfico em presídios do RJ
“A gente já não anda mais com pertences. A gente tem animal pra passear. Já não leva celular. Já não leva nada. As crianças já não passeiam. Porque a gente também está preocupado. Imagina se eu estivesse com a minha filha do meu lado?”, disse o homem.
Cinco minutos depois, em outro trecho da via, mais uma vítima. Um homem que estava com a esposa é roubado.
“Foi assustador. Depois disso, eu não saí mais de casa. A primeira vez que eu estou vindo na rua. Porque a gente fica impressionado. Qualquer barulho de moto. Qualquer grito”, afirma a mulher da vítima.
Via sem movimento
A rua Rogério Karp fica em uma região pouco movimentada do bairro. os moradores dizem que a sensação de insegurança tem aumentado e muita gente tem evitado sair de casa.
Bandidos roubam pedestre que estava com a esposa
Reprodução/TV Globo
“Você fica com medo de passear com os cachorros. A pracinha é frequentada por mães com filhos e bebês. Que segurança essas mães vão ter sabendo que está tendo uma onda de assaltos e policiamento é falho? As pessoas estão mudando a sua rotina com medo da violência”, destaca o engenheiro civil Rodrigo Vasconcellos.
De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), em dezembro do ano passado, foram 127 roubos registrados no Recreio dos Bandeirantes e em bairros próximos. No ano anterior foram 97 ocorrências. Ou seja, um aumento de 31% em relação a dezembro de 2023.
“Você não vê patrulhamento aqui na rua. Não vê nem a PM e nem o Recreio Presente”, completa Rodrigo Vasconcellos.
Em nota, a Polícia Militar disse que reforçou o policiamento na região assim que tomou conhecimento dos assaltos do sábado. Já a Polícia Civil informou que a investigação está em andamento, em estágio avançado, e que tenta identificar os envolvidos.