
Nesta quarta-feira (19) é comemorado o Dia do Esportista no Brasil. E não só pessoas, mas animais também podem celebrar a data com esportes para pets.

A prática de esportes para pets faz bem à saúde do animal – Foto: Divulgação/Freepik/ND
Dia do Esportista
O Dia do Esportista foi criado em 1993, a partir da Lei nº 8.672, conhecida como “Lei Zico”. A data comemorativa tem como objetivo incentivar, conscientizar e homenagear a prática do esporte.
Esportes para pets
Segundo o AKC (American Kennel Club), um dos maiores clubes de registro genealógico de pets de raça pura do mundo, praticar esportes com o pet pode trazer vários benefícios para a saúde do animal e tutor.
“Pode ser um dos esforços mais gratificantes pessoalmente da sua vida”, revela a organização.
Quais esportes praticar
São vários os esportes que tutores podem praticar com seus pets. Mas, segundo o AKC, é preciso entender as necessidades e preferências do seu animal de estimação.
Características do pet como velocidade, força e energia são essenciais para determinar o esporte ideal para o animal. Também é preciso avaliar a aparência, saúde e temperamento do pet.
Corrida de obstáculos
Se o comportamento e habilidades do pet são energéticos, praticar esportes que envolvam agilidade podem ser uma boa alternativa. Corridas normais ou de obstáculos podem ser o esporte ideal para seu pet.
Mondioring
Para os bichanos obedientes, esportes que envolvam atividades como solucionar problemas são a escolha certa para seu animal de estimação.
O mondioring, por exemplo, é um esporte que combina obediência, agilidade e proteção dos tutores, por meio de desafios.
Flyball
Se seu pet é obediente e energético, o flyball é o esporte para ele. O objetivo da atividade é que cada pet corra em uma pista com diversos obstáculos, pegue uma bola de uma caixa e retorne para o treinador.
O esporte exige velocidade e treinamento. No Brasil, ainda é pouco conhecido. Porém, em outras partes do mundo, como nos Estados Unidos, existem até campeonatos de flyball.
Benefícios da prática de esportes para pets
Para a veterinária Milena Gimenez, além de criar um vínculo com o tutor, a saúde dos animais também se beneficia com a prática de esportes.
- Fortalecimento dos músculos e articulações ósseas;
- Melhora na coordenação;
- Melhora na saúde cardiovascular;
- Estimulação mental;
- Aumento na resistência e tc.
Por isso, caso seu animal de estimação apresente algum problema de saúde, praticar esportes pode ser a solução.

Velocidade, força e energia são essenciais para determinar o esporte ideal para o animal – Foto: Divulgação/Freepik/ND