Paraguaio procurado pela Interpol é preso em Florianópolis

A Polícia Federal prendeu nesta segunda-feira (17), em Florianópolis, um paraguaio de 39 anos procurado pela Interpol. O homem possuía uma ordem de prisão, emitida no dia 6 de fevereiro pela Justiça do Paraguai, por uma condenação pelo crime de violência familiar.

Paraguaio procurado pela Interpol foi preso pela PF em Florianópolis

Paraguaio procurado pela Interpol foi preso pela PF em Florianópolis – Foto: PF/Divulgação

Paraguaio procurado pela Interpol morava em Florianópolis

A prisão ocorreu no bairro Santa Mônica. Segundo a Polícia Federal, o homem estava morando na capital catarinense. O mandado de prisão preventiva havia sido expedido pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

O foragido foi encaminhado ao sistema prisional, onde vai permanecer até a extradição definitiva para o Paraguai. Ele estava na lista de Difusão Vermelha da Interpol.

O que é a lista de Difusão Vermelha

A Difusão Vermelha (red notice) é uma solicitação da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) para as forças policiais de todo o mundo localizarem e prenderem provisoriamente uma pessoa pendente de extradição, rendição ou outra ação judicial.

Brasão da Interpol

Criminosos na Lista de Difusão Vermelha da Interpol são procurados pelas forças policiais em todo o mundo – Foto: Shutterstock/Reprodução/ND

O pedido é baseado em um mandado de prisão ou ordem judicial emitida pelas autoridades judiciais no país solicitante. Os países-membros da organização aplicam suas próprias leis para decidir se realizam a prisão.

Os fugitivos que integram a lista de Difusão Vermelha são acusados ou condenados por crimes graves, como assassinato, estupro e fraude.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.