
A Polícia Federal prendeu nesta segunda-feira (17), em Florianópolis, um paraguaio de 39 anos procurado pela Interpol. O homem possuía uma ordem de prisão, emitida no dia 6 de fevereiro pela Justiça do Paraguai, por uma condenação pelo crime de violência familiar.

Paraguaio procurado pela Interpol foi preso pela PF em Florianópolis – Foto: PF/Divulgação
Paraguaio procurado pela Interpol morava em Florianópolis
A prisão ocorreu no bairro Santa Mônica. Segundo a Polícia Federal, o homem estava morando na capital catarinense. O mandado de prisão preventiva havia sido expedido pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
O foragido foi encaminhado ao sistema prisional, onde vai permanecer até a extradição definitiva para o Paraguai. Ele estava na lista de Difusão Vermelha da Interpol.
O que é a lista de Difusão Vermelha
A Difusão Vermelha (red notice) é uma solicitação da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) para as forças policiais de todo o mundo localizarem e prenderem provisoriamente uma pessoa pendente de extradição, rendição ou outra ação judicial.

Criminosos na Lista de Difusão Vermelha da Interpol são procurados pelas forças policiais em todo o mundo – Foto: Shutterstock/Reprodução/ND
O pedido é baseado em um mandado de prisão ou ordem judicial emitida pelas autoridades judiciais no país solicitante. Os países-membros da organização aplicam suas próprias leis para decidir se realizam a prisão.
Os fugitivos que integram a lista de Difusão Vermelha são acusados ou condenados por crimes graves, como assassinato, estupro e fraude.