Balão de 20 metros cai em área de proteção ambiental e causa princípio de incêndio em Araruama


Segundo o Inea, quando tocou o solo um foco de incêndio foi iniciado, mas foi controlado pela equipe. Ninguém ficou ferido. Balão cai em área de proteção ambiental em Araruama, Região dos Lagos
Inea
Um balão de aproximadamente 20 metros caiu, neste sábado (15), na Área de Proteção Ambiental Estadual de Massambaba (APA de Massambaba), em Araruama, na Região dos Lagos do Rio. O objeto teria sido solto a cerca de 5 km do local, nas proximidades da Ponte dos Leites.
O impacto da queda provocou um princípio de incêndio, que foi rapidamente controlado por equipes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Ninguém ficou ferido.
De acordo com o Instituto, os guardaparques, policiais e guardas municipais participavam da Operação Verão voltada para o monitoramento e ordenamento turístico em Araruama, quando avistaram o balão. Ele foi monitorado de perto pela equipe até a sua queda na unidade de conservação.
Soltar balões é crime previsto em lei e quem o pratica está sujeito a detenção e multa.
Sobre a APA Massambaba.
Com 9.133,87 hectares de Mata Atlântica, a APA Massambaba abrange parte dos municípios de Araruama, Arraial do Cabo e Saquarema, na Região dos Lagos.
A unidade de conservação foi criada com o objetivo de proteger remanescentes de restingas, lagoas e brejos ainda responsáveis pelo abrigo de inúmeras espécies de aves migratórias e hábitat de espécies vegetais endêmicas, além de preservar as dunas ali existentes revestidas de vegetação protetora.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.