![](https://s2-g1.glbimg.com/yBrPghmbxhQ_EakEOIGDGf6Owwc=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/A/j/74AbcWQpy4wcrBclYfvw/whatsapp-image-2025-01-31-at-14.38.48.jpeg)
A carioca Rebeca Reis é formada em Engenharia da Computação pelo IME e mora atualmente em Londres.
Ela contou ao g1 que utilizou o vestibular da Uerj como treino. Rebeca Reis, 1º lugar geral da Uerj em 2015, atualmente trabalha como engenheira de software na Meta
Arquivo pessoal
Dez anos depois de conquistar o 1º lugar geral no vestibular de 2015 da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), a carioca Rebeca Reis está trabalhando com engenharia de software em uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.
A engenheira da computação formada pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) mora atualmente em Londres e trabalha como engenheira de software na Meta, hub que comporta redes sociais como Facebook, Instagram e Whatsapp.
Ela contou ao g1 que seu objetivo sempre foi cursar engenharia no IME e por isso, utilizou o vestibular da Uerj como treino.
“Na época eu ainda não sabia bem a especialidade que queria fazer, só sabia que queria engenharia. Acho que apliquei pra engenharia elétrica na Uerj, se não me engano. Como eu estava estudando era pro concurso do IME mesmo, não tinha dado tanta importância praquele vestibular específico. Eu fiz mais pra treinar mesmo”.
Rebeca conta que, na época com 19 anos e aluna do Colégio Pensi, recebeu com surpresa a notícia de que havia conquistado o primeiro lugar geral no concurso.
Em 2015, Rebeca utilizou o vestibular da Uerj como treino. O objetivo era entrar no IME
Arquivo pessoal
“Assim que me contaram, eu não acreditei. Depois que eu confirmei e parei pra pensar, foi uma sensação incrível! Fiquei bem feliz e comemorei com minha família, mas continuei incrédula por bastante tempo. Eu estava feliz e todos me davam parabéns, mas ao mesmo tempo eu me perguntava como isso era possível”, conta.
Apesar da conquista, Rebeca conseguiu a tão sonhada vaga no IME, onde por dois anos cursou o ciclo básico de engenharia e optou por concluir a graduação como engenheira da computação. O sonho de trabalhar na Google ou Facebook surgiu posteriormente, após contato com alunos mais experientes, e se concretizou com muito estudo e dedicação.
“Nunca imaginei que chegaria até aqui. Na época o meu sonho era entrar pro IME, e depois disso conseguir um emprego bom. Eu não sabia o que eu ia fazer ainda. Nunca imaginei que um dia eu moraria fora do Brasil. Se me contassem na época, eu também acharia impossível”.
Rebeca foi premiada Colégio Pensi pela conquista do 1º lugar geral da Uerj em 2015
Arquivo pessoal