
Na manhã da última quinta-feira, criminosos mataram um ciclista no Itaim Bibi, bairro de classe média, para levar o celular dele. Poucas horas depois, outro crime parecido foi registrado na cidade. Perigo em duas rodas
O ciclista e assessor esportivo Vitor Medrado, de 46 anos, morreu baleado na última quinta-feira (13) ao ser abordado por dois criminosos no Itaim Bibi, bairro de classe média alta de São Paulo (SP), por volta das 6h.
Câmeras de segurança registraram toda a ação. A dupla estava em uma moto, que passou e fez uma manobra para pegar a contramão. A abordagem foi rápida e brutal. Ele já estava caído no chão quando o assassino pegou o aparelho celular, ao lado do corpo. A moto fura um farol vermelho e desaparece.
Para o delegado Fernando César de Souza, o que mais chamou atenção no caso “foi a frieza do roubador, que efetuou os disparos sem qualquer chance de reação da vítima”.
Horas depois, um outro crime grave foi registrado às 11h. Dois homens em uma moto atiraram nas costas de um motociclista e fugiram. A polícia diz que é a mesma dupla que matou Vitor.
A vítima deste segundo roubo está internada. A placa da moto usada pelos assassinos foi identificada, mas era fria, clonada de uma moto registrada em outro estado.
Os assaltantes em motos viraram um temor geral, inclusive para uma categoria de trabalhadores: os motociclistas entregadores — eles são confundidos com os bandidos e são, também, vítima deles.
Imagens exclusivas mostram como bandidos usam motos para cometer assaltos em SP
Reprodução/Fantástico
“Eles se misturam, se camuflam nessa massa de trabalhadores para poder usar esse disfarce de bags, de entregadores, para efetuar esses crimes. Esses trabalhadores, além de serem estigmatizados pela sociedade, que tem medo quando uma moto se aproxima, também são vítimas desses próprios criminosos”, afirma o delegado.
O Fantástico obteve imagens exclusivas de um desses casos. Um motoboy esperava para entregar comida em um prédio quando foi abordado pelos criminosos, que fugiram levando o celular e a moto dele. Os bandidos ainda ameaçaram agredi-lo.
Outros vídeos obtidos com exclusividade pela reportagem mostram mais de como os bandidos agem na cidade. Em um deles, a câmera registrou até o áudio do crime, um assalto a duas amigas que caminhavam em São Paulo. (veja na reportagem em vídeo acima)
“Eu fiquei muito assustada porque ele não estava brincando”, conta a vítima ao Fantástico. “Quanto mais assustada ela estava, mais agressivo ele era com ela”, lembra a amiga.
Segundo a Polícia Civil, o homem que roubou as duas mulheres foi preso uma semana depois. Ele foi reconhecido pelas vítimas e indiciado por este crime e outros assaltos na região.
“As quadrilhas agem, em regra, da mesma forma. Pelo menos dois indivíduos, no mínimo, fazem esse acompanhamento de eventuais vítimas, pessoas que tenham interesse, com objeto de valor, um celular ou relógio, alianças, correntes”, explica Souza.
“E vão acompanhando essas vítimas até o momento oportuno, em que cercam. O roubador principal faz a abordagem armado, invariavelmente. Enquanto outros dois parceiros, um a frente, geralmente, e outro atrás fazem esse acompanhamento, esse apoio.”
O corpo do ciclista mineiro Vitor Medrado, que viveu seus últimos anos em São Paulo, foi enterrado neste sábado (15) em Belo Horizonte (MG).
“Eu não sei para quem cobrar diretamente, para quem pedir, mas a vida do Vitor não valia um celular. A vida do Vitor valia muito”, desabafa a namorada Jaquelini Santos.
A polícia continua as buscas pelos assaltantes que mataram o ciclista. Em nota, o governo do estado disse que “fechou o último ano com o menor índice de mortes intencionais em 24 anos e o segundo menor indicador de roubos seguidos de mortes, desde 2001”. Destacou ainda que os roubos em geral e de veículos também tiveram as menores quantidades da série histórica e os furtos permaneceram em queda
A nota também ressalta a ampliação do efetivo policial, com mais de 9 mil novos policiais, visando a redução dos latrocínios.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.