
O número de separações entre casais cresceu durante a pandemia de covid-19 no Brasil. Fatores como falta de dinheiro, de diálogo e até de vida sexual ativa estão entre as principais causas de divórcio, e fizeram com que 420 mil casais se separassem em 2022. Os dados fazem parte do levantamento mais recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Falta de dinheiro e de diálogo estão entre principais causas de divórcio entre casais – Foto: Freepik/ND
O número de divórcios cresceu 8,6% em relação a 2021, quando 340.459 separações formais foram realizadas. Ainda, segundo o IBGE, 340.459 ocorreram por via judicial e 79.580 divórcios foram extrajudiciais.
Quais as principais causas de divórcio?
Para o especialista em relacionamentos, Caio Bittencourt, a imaturidade dos homens nos dias de hoje, a instabilidade financeira e a falta de comunicação entre o casal estão entre as principais causas de divórcio entre casais.
“Existem várias questões complexas que podem levar ao fim de um casamento. A imaturidade dos homens mais jovens é um fator que complica qualquer relacionamento, e quando isso se junta à falta de estabilidade financeira e emocional, a situação piora”, destaca Caio.

Segundo dados do IBGE, 420 mil se divorciaram no Brasil em 2022 – Foto: Freepik/ND
Uma pesquisa recente, publicada no Journal of Social and Personal Relationships, aponta que muitos dos problemas que fazem um casal se separar já estão presentes desde o início do namoro. São eles:
- Problemas econômicos: falta de dinheiro é uma das principais causas de divórcio porque o dinheiro afeta, diretamente, questões como segurança e expectativas de vida. Quando há dificuldades financeiras, os casais podem se sentir frustrados;
- Falta de sexo: a intimidade física é super importante para a conexão emocional entre o casal. Quando a vida sexual fica de lado, o distanciamento acaba acontecendo e, naturalmente, enfraquecendo a relação;
- Problemas de comunicação: quando um casal não consegue “falar a mesma língua”, começam a surgir mal-entendidos e fica difícil resolver conflitos. Sem um diálogo aberto, as frustrações vão se acumulando e o distanciamento emocional só cresce;
- Infidelidade: relações extraconjugais estão entre as principais causas de divórcio porque quebra a confiança e abala um dos principais alicerces da relação. Quando a lealdade é perdida, fica bem difícil recuperar a conexão e a intimidade do casal;
- Vícios: comportamentos destrutivos, como vícios, criam instabilidade e afetam a confiança. Com o tempo, isso vai dificultando e afastando o casal.

De acordo com o último censo demográfico do IBGE, número de divórcios cresceu 8,6% em 2022 – Foto: Freepik/ND
Para o especialista, existem vários meios de salvar uma relação, apesar das dificuldades. “A primeira coisa que precisa acontecer é uma conversa sincera entre o casal. Relacionar-se dá trabalho, sim; manter a chama acesa e a comunicação clara não é nada fácil. Ambos precisam se comprometer”, pontua Caio Bittencourt.
“Não dá para esperar que o outro adivinhe o que está acontecendo ou que os problemas se resolvam por conta própria”, conclui o especialista em relacionamentos.