
Uma câmera da Arteris Litoral Sul flagrou uma nova entrada de uma carreta na área de escape do km 667,3 da BR-376, em Guaratuba, no Paraná, em direção ao estado de Santa Catarina. O incidente ocorreu na manhã deste sábado (15).

Veículo utilizou área de escape por conta de uma pane nos freios – Foto: Divulgação/Arteris/ND
Segundo a concessionária, a carreta carregada com 32 toneladas de soja passou por uma pane nos freios, o que obrigou o motorista a utilizar a área de escape.
Confira o vídeo:
Carreta teve pane nos freios e motorista utilizou área de escape – Vídeo: Divulgação/Arteris Litoral Sul/ND
Área de escape
A área de escape localizada no km 667,3 da BR-376, em Guaratuba (PR), na descida em direção a Santa Catarina, completou cinco anos de operação no ano passado.
Desde a inauguração, em 16 de novembro de 2019, o dispositivo foi utilizado em mais de 270 ocasiões, contribuindo para salvar mais de 550 vidas, de acordo com a concessionária Arteris Litoral Sul.

As áreas de escape são dispositivos projetados para rodovias, especialmente em trechos de serra e declives acentuados – Foto: Arteris Litoral Sul/Divulgação/ND
Como funciona área de escape?
A área de escape está posicionada na margem esquerda da pista sul, no sentido Santa Catarina, justamente para facilitar o acesso de veículos com problemas mecânicos, como falhas nos freios. A estrutura conta com:
- Faixa de aproximação: 500 metros, com sinalização horizontal quadriculada para orientar os motoristas;
- Caixa de cinasita: material granular similar à areia ou brita leve, com 1,1 metro de profundidade e 150 metros de extensão, projetada para reduzir a velocidade e parar o veículo em segurança;
- Faixas laterais pavimentadas: usadas para operações de transbordo e resgate dos veículos.
Além disso, a área está equipada com duas pontes rolantes sob trilhos, capazes de movimentar até 70 toneladas, permitindo a remoção ágil dos veículos e garantindo a rápida liberação do espaço para novos atendimentos.