
Temporais intensos voltam a atingir Santa Catarina a partir da tarde deste sábado (15). O fenômeno acontece devido a combinação do calor, da umidade e da formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul. As chuvas trazem o risco, entre moderado e alto, de alagamentos no estado.
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o risco maior de ocorrências como enxurradas, destelhamentos, alagamentos e danos elétricos estão concentrados no Planalto e Litoral Norte, no Vale do Itajaí, além do Litoral Sul e parte do Planalto Sul. Estas regiões estão em situação de atenção.

Temporais intensos devem atingir SC com alto risco de alagamento – Foto: Bruno Ropelato/Arquivo/ND
Frente fria permanece até segunda-feira
Entre domingo (16) e segunda-feira (17) a frente fria deve permanecer próxima da divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mantendo as condições para chuva abrangente, persistente e, provavelmente, acompanhada de temporais nas áreas de divisa.
Já para o restante do estado, a Defesa Civil de SC afirma que os temporais devem ocorrer de forma mais isolada, mas com potencial para chuva intensa em um curto espaço de tempo.

Regiões em laranja apresentam risco maior de alagamentos durante temporais intensos – Foto: Defesa Civil/ND
Recomendações para temporais intensos com risco de alagamento
O órgão faz recomendações para ocorrências de temporais no estado, uma delas é a busca de locais abrigados durante as chuvas. Além disso, não se deve atravessar ruas alagadas, nem pontes e pontilhões submersos.

Combinação de calor, umidade e frente fria resultam em temporais intensos – Foto: Getty Images/Reprodução/ND
A Defesa Civil ainda orienta para que os cuidados sejam redobrados próximo a áreas de encosta. As pessoas também precisam ficar atentas à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes.