3° Festival Internacional de Cinema Transamazônico estreia no interior do AC com filmes sobre gênero, identidade e cidadania


Festival ocorre do dia 15 ao dia 27 deste mês no Cine Romeu, em Cruzeiro do Sul. Organização vai distribuir pipoca e refrigerantes para os participantes das sessões. Abertura do festival vai contar com dois filmes
Reprodução
O 3° Festival Internacional de Cinema Transamazônico vai estrear neste sábado (15), no Cine Romeu, em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, com filmes que refletem sobre gênero, identidade e cidadania.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Idealizado pelo produtor cultural Moisés Alencastro, o festival ocorre até o dia 27 com programação gratuita. A curadoria contou com profissionais do universo do audiovisual, com longas e curtas-metragens que abordam temáticas LGBT+. A partir do dia 25, o festival também chegará ao Cineteatro Recreio, em Rio Branco.
“A gente tem uma solenidade de abertura, depois um curta-metragem, que é ‘O Nome’, e logo em seguida o longa Paloma, que é um filme premiadíssimo. Inclusive, a própria atriz do filme, que é a Kika Sena, foi premiada no Festival do Rio de Janeiro como melhor atriz. E esses são os dois filmes de amanhã [sábado, 15]”, disse Rose Farias, produtora executiva do festival e diretora.
Festival Transamazônica acontece entre os dias 15 e 27 de fevereiro em Cruzeiro do Sul
Para o idealizador do projeto, o festival é uma oportunidade de promoção da diversidade e de engrandecer a conscientização sobre direitos LGBT+.
“É um espaço de resistência e transformação social, que busca promover a diversidade e fortalecer as discussões sobre gênero, identidade e cidadania”, ressaltou Alencastro.
Confira a programação para este fim de semana:
Sábado – 15/02
18h30 – Abertura oficial
19h – “O Nome”, com direção de rose farias (classificação: 12 anos)
19h30 – “Paloma”, com direção de Marcelo Gomes (classificação: 16 anos)
Sábado– 16/02
16h – “Nome Sujo”, com direção de Artur Roraimana (classificação: 12 anos)
16h15 – “A menina Atrás do Espelho”, com direção de Iuri Moreno (classificação: 12 anos)
16h30 – “A Alma do Deserto”, com direção de Mônica Taboada-Tapia (classificação: 12 anos)
19h – “Salão de Baile”, com direção de Juru e Vitã (classificação: 14 anos)
Initial plugin text
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.