![](https://static.ndmais.com.br/2025/02/castores-barragem-1.jpg)
Em apenas 48 horas uma família de castores construiu uma barragem planejada pelo Governo da República Checa há 7 anos. A obra foi pensada para recuperar as zonas aquáticas da Área Protegida de Brdy.
![castor A imagem mostra um castor construindo uma barragem](https://static.ndmais.com.br/2025/02/castores-barragem-1-800x600.jpg)
Roedores construíram represas aguardadas há 7 anos – Foto: Divulgação/Agência de Conservação da Natureza da República Tcheca/Bohumil Fišer/ND
A barragem seria construída para devolver a humidade ao território. Durante 7 anos a obra nunca avançou, já que as autoridades estavam aguardando autorizações necessárias para poder seguir com as obras.
Em apenas dois dias, os roedores construíram as represas, segundo os grupos de ambientalistas que monitorizam o lugar. A obra economizou 30 milhões de coroas tchecas – R$ 7,1 milhões – ao Governo.
Castores fizeram obra de barragem
“A natureza seguiu seu curso e os castores criaram as condições de biótopo necessárias praticamente da noite para o dia”, disse Bohumil Fiser, chefe da Área de Paisagem Protegida de Brdy.
![represas A imagem mostra as represas feitas pelos castores](https://static.ndmais.com.br/2025/02/castores-barragem-2-800x600.jpg)
A obra feita pelos animais gerou uma economia milionária para o Governo da República Checa – Foto: Divulgação/Agência de Conservação da Natureza da República Tcheca/ND
Segundo o “Mundo ao Minuto”, ambientalistas afirmaram que a barragem vai ajudar a restaurar as zonas húmidas e devolver um habitat adequado para algumas espécies de animais selvagens da localidade.