O instituto apontou o ex-prefeito Eduardo Cury (PL) à frente na disputa eleitoral, com 29%, seguido do atual prefeito Anderson (PSD), que tem 23%. Pesquisa eleitoral ainda traz Wagner Balieiro (PT) com 14%, Dr Elton (União), 11%, Toninho Ferreira (PSTU), 4%, e Prof Wilson Cabral (PDT), 2%. Pesquisa Ipec ouviu 800 eleitores, entre os dias 24 e 26 de agosto. Margem de erro é de três pontos percentuais. Candidatos a prefeito em São José dos Campos, SP
Divulgação
Nesta quarta-feira (28), um dia após o Ipec divulgar a primeira pesquisa contratada pela Rede Vanguarda com as intenções de voto para a Prefeitura de São José dos Campos (SP), a equipe de reportagem da emissora conversou com os candidatos que disputam o cargo de prefeito na cidade para repercutir os resultados.
O instituto apontou o ex-prefeito Eduardo Cury (PL) à frente na disputa eleitoral, com 29%, seguido do atual prefeito Anderson (PSD), que tem 23%. Os dois aparecem tecnicamente empatados, no limite da margem de erro.
Depois, aparecem Wagner Balieiro (PT), com 14%, e Dr Elton (União), que tem 11% das intenções dos votos – os dois também aparecem em empate considerando a margem de erro. Toninho Ferreira (PSTU), com 4%, e Prof Wilson Cabral, com 2%, também estão em cenário de empate técnico – veja a pesquisa completa mais abaixo.
De forma geral, os seis candidatos que estão na disputa pelo posto de prefeito de São José dos Campos disseram que viram o resultado da pesquisa de maneira positiva.
Veja a análise de cada candidato, em ordem alfabética:
Anderson Farias (PSD)
“Uma avaliação positiva. Isso é importante, demonstra a fotografia deste momento. Vamos continuar ainda trabalhando pelos próximos dias, conversando com as pessoas, estando nas ruas, apresentando o nosso programa e o nosso plano de gestão para que as pessoas possam decidir o seu melhor candidato, o futuro da nossa cidade”, afirmou o candidato Anderson Farias, que tenta a reeleição.
Dr. Elton (União)
“Eu fiquei feliz porque eu não perdi votos na cidade. Nós estamos apenas começando e nos apresentando. Eu tenho ainda uma baixa taxa de conhecimento, mas também uma baixíssima rejeição. E eu sou a novidade para a cidade, até porque os dois que estão com maior índice de votação trabalharam juntos. Eu acredito que eles são mais do mesmo e eu sou a novidade aqui para a cidade”, disse o candidato Dr. Elton.
Eduardo Cury (PL)
“Estou muito feliz com o resultado, liderando as pesquisas. Eu não dou entrevistas há 8 meses, essa é a primeira entrevista que eu dou depois de 8 meses, então estou muito feliz que as pessoas se lembram de mim, mas mais otimista ainda com a hora que ela começar a conhecer as nossas propostas a partir do dia 30 quando começar o horário eleitoral gratuito”, contou o candidato Eduardo Cury.
Prof. Wilson Cabral (PDT)
“Animadora (a pesquisa). Quando o programa de TV começar a ir ao ar agora dia 30, a gente vai ter outras entrevistas, vai ter outro debate e agora a gente também está junto com a população andando nas ruas fazendo campanha, isso com certeza vai se refletir no aumento e a gente vai mudar esse jogo, com certeza, a gente vai estar no segundo turno”, declarou o candidato Wilson Cabral.
Toninho Ferreira (PSTU)
“Eu achei boa a pesquisa porque eu tenho dobrado meu percentual a cada pesquisa. Então isso tem me deixado bastante feliz e acho que a medida que a população vai conhecendo nossas propostas, tem nos acompanhado nas redes sociais, nós temos aumentado o nosso percentual. Se continuar nessa dinâmica de dobrar a cada pesquisa vai ser fantástico. Eu fiquei bastante contente e acho que tá muito bom”, disse o candidato Toninho.
Wagner Balieiro (PT)
“Eu fiquei muito feliz com o resultado. A campanha está começando agora, daqui a pouco a população vai ter acesso às nossas propostas, nossas histórias, o que a gente já fez e o que a gente está propondo. Fiquei muito animado com o resultado e tenho certeza que a gente está num crescimento positivo aí e apresentando para a população o melhor para São José”, afirmou o candidato Wagner Balieiro.
Pesquisa Ipec – estimulada
Os dados citados no início da matéria são da pesquisa estimulada, em que os pesquisadores apresentam, aos entrevistados, os nomes de todos os candidatos.
Veja os números:
Eduardo Cury (PL): 29%
Anderson (PSD): 23%
Wagner Balieiro (PT): 14%
Dr Elton (União): 11%
Toninho Ferreira (PSTU): 4%
Prof Wilson Cabral (PDT): 2%
Branco/Nulo: 8%
Não sabe ou não respondeu: 10%
A pesquisa Ipec ouviu 800 eleitores em São José dos Campos, entre os dias 24 e 26 de agosto.
O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se a pesquisa for repetida 100 vezes, em 95 delas, o resultado vai estar dentro da margem de erro, que é de três pontos, para mais ou para menos.
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo Nº SP-02016/2024.
Eleições: Confira o resultado da pesquisa Ipec em São José dos Campos
Pesquisa espontânea
A pesquisa espontânea, quando o pesquisador pergunta ao eleitor em quem ele vai votar sem apresentar a lista de candidatos, apresentou os seguintes números:
Anderson (PSD): 16%
Eduardo Cury (PL): 10%
Wagner Balieiro (PT): 5%
Dr Elton (União) 4%
Toninho Ferreira (PSTU): 1%
Prof Wilson Cabral (PDT): Não foi citado
Outros: 4%
Branco/nulo: 11%
Não sabem/preferem não opinar: 49%
Rejeição
A pesquisa também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Os percentuais foram os seguintes:
Wagner Balieiro (PT): 30%
Eduardo Cury (PL): 25%
Toninho Ferreira (PSTU): 17%
Anderson (PSD): 13%
Dr Elton (União): 8%
Prof Wilson Cabral (PDT): 8%
Poderia votar em todos: 7%
Não sabem ou preferem não opinar: 22%
Avaliação da administração municipal
O Ipec pesquisou ainda a opinião dos eleitores sobre a gestão atual do prefeito Anderson (PSD). Veja os números:
38% consideraram a administração ótima ou boa;
41% avaliaram a administração regular;
16% disseram que é ruim ou péssima;
6% afirmaram que não sabem avaliar ou não quiseram responder.
Aprovação do atual prefeito
O instituto também perguntou aos eleitores, independentemente da avaliação do prefeito Anderson, se eles aprovam ou desaprovam a administração dele em São José dos Campos. Veja os números:
56% aprovam a administração na cidade
31% desaprovam
13% disseram que não sabem avaliar a administração ou não quiseram responder.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região